Superando obstáculos, garantindo direitos

Educandos em atividade2

A monitora Angélica com a turma.

Para os integrantes do MOVA-Brasil, o Projeto vai onde nem o poder público costuma chegar: nas comunidades mais necessitadas de direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, transporte etc.É com esse princípio de inclusão radical de pessoas que o Polo Ceará atende nesta 7ª etapa 2015 duas turmas formadas apenas por educandos com deficiência mental, em regime de abrigo (por se encontrarem submetidos à situação de abandono), vítimas de violência. Uma turma funciona das 14h às 17h, e a outra, das 17h às 20 horas.

Na segunda-feira (17/08/2015), o coordenador do Polo Ceará, Iran Gomes, e o integrante da Coordenação Pedagógica Nacional, Luiz Marine, fizeram uma visita de acompanhamento pedagógico a uma dessas turmas, a da monitora Angélica de Oliveira. Os educandos ficaram felizes e disseram palavras de carinho e respeito.

IMG_6259

Os grupos elaboraram cartazes com representações de famílias.

Eles estavam realizando atividade de recortar e colar figuras de pessoas que formam algum tipo de família. Todos participaram da atividade manuseando tesoura, revistas velhas e papel pardo (craft) para colar as figuras recortadas. Os educandos trabalharam em grupo, dentro e fora da sala de aula, um ajudando o outro, com muito cuidado e carinho. A monitora orientava os grupos sobre o que deveria ser feito, para que eles não perdessem o foco e realizassem a atividade solicitada. Em nenhum momento houve qualquer tipo de agressividade ou ameaça entre eles.

Depois que os trabalhos em grupo foram concluídos, todos foram para a sala de aula e a monitora pediu que cada grupo apresentasse e explicasse o seu cartaz. Ao final de cada apresentação, os outros aplaudiam, em demonstração de solidariedade entre eles.

Apesar da agitação da turma, Angélica, muito tranquila, mantinha tudo sob controle e agia com muito bom humor, dispensando bastante atenção a todos e a cada um, fazendo algumas intervenções nos grupos e estimulando a participação. Ao final da aula, a sala foi completamente arrumada e limpa pelos educandos, em um gesto de cidadania.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!