Polo Maranhão prioriza formação de monitores e coordenadores

Reunião semanal do Núcleo Timon (MA), em maio de 2014

Reunião semanal do Núcleo Timon (MA), em maio de 2014

Desde a chegada do Projeto MOVA-Brasil no Maranhão, no segundo bimestre deste ano, o polo definiu como umas das prioridades para esta etapa acompanhar integralmente as Formações Continuadas dos monitores. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, com os dois núcleos do estado: Timon e Parnarama, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), parceiro do Projeto.

Neste início de etapa, as formações semanais destacaram algumas temáticas relacionadas à Metodologia MOVA:

  • Leitura do Mundo;
  • planejamento participativo e flexível;
  • aquisição da leitura, da escrita e dos conhecimentos matemáticos;
  • o papel do educador popular.

Também são debatidos assuntos de interesse local para atender as especificidades das comunidades que compõem o Polo Maranhão: diversidade étnico-cultural, construção de barragens; extração de gás de xisto, entre outros temas.

Além das formações semanais, o Polo realizou a 1ª Formação de Coordenadores de Núcleo. Na pauta: avaliação das ações iniciais, planejamento das próximas ações, sistematização do Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP), fundamentos teórico-metodológicos com base em Paulo Freire, Lev Vygotsky e outros autores afins. O encontro aconteceu de 26 a 28 de maio, no município de Caxias (MA).

Lançamento do livro MOVA-Brasil 10 anos

Já nos dias 4, 5 e 6 de junho, a equipe realiza a Formação Geral Continuada de Monitores e Coordenadores Locais. Trata-se de uma reunião especial, pois, na ocasião (dia 5, quinta-feira), será lançado o livro dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil, com a presença das representações institucionais que realizam o Projeto, parceiros locais e apoiadores.

Como o principal objetivo desses momentos é promover o estudo e a reflexão contínua sobre a prática alfabetizadora dos monitores e monitoras do Projeto, a equipe de polo vem atuando de modo a contribuir juntamente com os coordenadores locais na construção da consciência pedagógica da equipe, visando a qualificar cada vez mais a prática na sala de aula.

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