Militante do MST destaca legado de Paulo Freire no lançamento do livro dos 10 anos do MOVA-Brasil no Polo Maranhão

Em pé: Fran Pini (IPF), de verde, e Adílson Apiaim (MST), de vermelho

Em pé: Fran Pini (IPF), de verde, e Adílson Apiaim (MST), de vermelho

 

O Polo Maranhão realizou, nos dias 4, 5 e 6 de junho, a 1ª Formação Geral Continuada de Monitores e Coordenadores locais, no Lord Hotel, em Teresina (PI). Um dos grandes destaques foi a participação do militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e educador popular, Adílson Apiaim, durante o Círculo de diálogo O legado político e educacional de Paulo Freire e a sua contribuição na construção da Educação Popular.

A formação teve a coordenação da equipe de polo, e contou com a presença dos dois coordenadores locais e dos 30 monitores que compõem o Polo MA, além da contribuição da Coordenadora Pedagógica Nacional, Claudilene Gonzaga.

Também participaram a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPF), Francisca Pini e Mara Cruz, representando a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Elas também estiveram no lançamento do livro dos 10 anos do MOVA-Brasil, no dia 05 de junho.

O encontro foi marcado pelo compartilhamento das ações iniciais do processo de Leitura do Mundo como parte do Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do polo e do Projeto, dando luz aos próximos passos político-pedagógicos a serem vivenciados nas turmas de alfabetização.

Participação especial

Segundo Adílson Apiaim, militante do MST, o legado de Paulo Freire se afirma valoroso e imprescindível, porque considera a educação não só como um produto final, mas, principalmente como um meio de transformação da nossa sociedade.

Adílson apresentou a concepção política, os referenciais teóricos e os procedimentos metodológicos da proposta freiriana, bem como situou a importância mundial de sua experiência inicial em Angicos, alfabetizando mais de 300 pessoas. Ele destacou, também, a atuação de Paulo Freire em São Paulo, quando atuou como secretário de Educação firmando parcerias com movimentos sociais e populares, e no Chile, onde desenvolveu várias experiências com trabalhadores da classe popular e escreveu alguns livros.

Na opinião de Adilson, o reconhecimento da importância do educador no Brasil se deu tardiamente. Só no ano de 2012, Paulo Freire foi nomeado Patrono da Educação Brasileira (Lei nº 12.612/2012).

O representante do MST aproveitou a oportunidade para fazer a indicação de livros e de teóricos da educação, dentre eles os de Moacir Gadotti, e O Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engel. Adilson ainda ressaltou a importância do papel e do compromisso social dos educadores durante o processo de alfabetização. “Um dos principais papéis do educador popular é o de contribuir para o fortalecimento da organização das massas, por meio da pedagogia conscientizadora e problematizadora da realidade em que estamos inseridos”.

Francisca Pini, diretora pedagógica do IPF, aproveitou a ocasião para agradecer ao educador pelas suas contribuições ao processo de formação dos monitores e coordenadores locais do MOVA-Brasil, fazendo a entrega do livro dos 10 anos do Projeto.

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2 Comentários

  1. Adilson de Apiaim diz:

    A classe trabalhadora agradece pelos esforços coletivos de ver um dia o caminho da sociedade liberto para amar o mundo, os bichos e a natureza…. Obrigado pelo legado de nosso grande educadora Paulo Freire, a nossa missão é reinventá-lo. Dedico aos educadores/as do MOVA essa tentativa de poesia:
    A escola de meus sonhos

    A escola de meus sonhos
    É aquela que respeita a existência, faz renascer o brilho da esperança.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que conecta sujeitos e expectativas.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que faz sentirmos prazer de chegar e ocupar o latifúndio do SABER.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que mexe com nossas inquietações e que nos faz ousar na arte de PENSAR.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que dialoga com as necessidades e reorganiza a nossa capacidade de AGIR.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que faz renascer as emoções com prazer de APRENDER.
    Na escola de meus sonhos
    Não há lugar para o autoritarismo e nem para a paranóia do egoísmo.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que tem todos como gente, é humana, solidaria e companheira.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que aprende com o outro,
    É aquela que constrói sua própria caminhada.
    A escola de meus sonhos
    É verdadeira, honesta e expande a arte, o ouvir e escutar a beleza do belo.
    A escola de meus sonhos
    Não é essa que molda o ser humano, mas capacita interage e transforma o SER.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que ama seus agentes e propicia alegria de ser gente.
    A escola de meus sonhos
    É mais do que escola, é mais que ler e escrever, mais do que calcular a realidade,
    A escola de meus sonhos
    É aquela que estimula a capacidade de brincar, desenhar, pintar e esculpir a vida.
    A escola de meus sonhos
    É aquela que cria e recria o mundo para CRIAR e recriar a própria existência.
    É aquela que muda a lógica de viver e conviver enfim, a escola de meus sonhos é aquela que aguça e transforma o conteúdo e seu objeto.
    Autor: Adilson de Apiaim

  2. Obrigado por tudo! Nossos direitos só a luta faz valer, e o caminho da liberdade é a própria liberdade de caminhar, para tanto vou caminhar sempre até libertar o caminho para que todos possam caminhar…..

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