Problema da água mobiliza educandos no Maranhão

DSCN0122No mês de outubro, o Polo Maranhão está realizando uma campanha nos dois núcleos de alfabetização, para conscientizar os educandos e a comunidade sobre a importância da qualidade da água, como meio de prevenção às doenças transmitidas por veiculação hídrica e por vetores da água.

Desde o início, o polo começou a trabalhar vários temas geradores como educação, política, moradia, comunidades tradicionais, saúde da mulher e água.

DSCN0127 2No Núcleo Timon, o tema água trouxe à tona uma realidade vivida pelas famílias urbanas e rurais, que é o descaso do poder público, também relacionado ao saneamento básico. Timon é a quarta maior cidade do Maranhão, porém, cerca de 90% da sua população não têm saneamento. Isso retrata a realidade do estado, com 95% das residências sem esse serviço.

Segundo o coordenador do Núcleo Timon, Evanilson Maia, a comunidade de Piranhas, situada próxima à sede, na qual funcionam duas turmas de alfabetização e vive cerca de 250 famílias, o descaso é ainda pior. A comunidade não oferece nenhum tipo de política de saneamento, existe apenas um poço tubular e um chafariz para atender toda a comunidade. Os relatos dos moradores mostram que, além de muitos adoecerem por falta do tratamento da água, quando a bomba de água quebra, os moradores são obrigados a consumir a água do rio Parnaíba, que é contaminada pelos esgotos sem tratamento de Timon e Teresina.

RSCN0305 2No Núcleo Parnarama, a situação é ainda mais grave. Existem comunidades que passam de três a cinco meses sem acesso a água nas residências, devido à falta de manutenção e ampliação dos poços. A realidade é de extrema calamidade. Tanto nos bairros, como nas comunidades é comum ver pessoas carregando água em baldes, carrinhos de mão, até mesmos as crianças fazem este trabalho.

RSCN0110 2A coordenadora local do Núcleo Parnarama, Maria Gonçalves, testemunhou vários relatos de pessoas contaminadas por doenças relacionadas com a água. Em visita à turma da comunidade Brejo de São Félix, a monitora Maria José Costa e Silva e os educandos relataram que a comunidade teve um surto de hepatite A.

Em virtude dos problemas encontrados, as turmas do Núcleo Parnarama realizaram um abaixo assinado com todas as comunidades atingidas pela falta de água e/ou sua contaminação, reivindicando a solução dos problemas.

Diante dessa realidade, o Polo Maranhão realizará uma oficina para discutir sobre como tratar a água e evitar possíveis doenças causadas pela sua contaminação, além de conscientizar as famílias sobre a importância de construir um filtro artesanal utilizando materiais reciclados, que diminuirá o custo da compra do filtro e assim evitara o risco de doenças.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!