Solidariedade à luta pelo direito à moradia digna

Turma_Morro_das_Pedras_BH_07agosto_14

Recados que educandos da turma Morro das Pedras mandaram para os educando da Ocupação Rosa Leão

A turma de alfabetização de jovens e adultos do MOVA-Brasil, localizada na Ocupação Rosa Leão, em Belo Horizonte, vive um momento de tensão, pois o Estado de Minas Gerais comunicou oficialmente, no dia 06 de agosto de 2014, que vai despejar 8.000 famílias das ocupações Vitória, Rosa Leão e Esperança, na região do Isidoro, em Belo Horizonte. Porém, as famílias não têm para onde ir e estão dispostas a resistir e defender o seu direito à moradia e à sua dignidade.

As ocupações do Isidoro existem há mais de um ano e, embora tenham surgido de forma espontânea, se organizaram na luta por moradia com o apoio das Brigadas Populares, MLB, CPT, redes de arquitetos e advogados populares. Hoje, as comunidades possuem planejamento urbanístico, sistemas democráticos para a tomada de decisões e organizam atividades que mostram a toda a cidade que outra forma de viver no espaço urbano é possível e necessária. As famílias que vivem nestes lugares, antes sofriam por ter que pagar aluguel ou viviam de favor, por isso decidiram erguer suas casas e sua comunidade ocupando terras improdutivas, que não exerciam a sua função social e descumpriam os pressupostos da Constituição Federal e do Estatuto das Cidades. Desta forma, resistem na luta pela conquista de seus direitos fundamentais, historicamente negados.

Turma_Ocupação_Eliana_Silva_BH_06agosto_14 (2)

Recado da turma da ocupação Eliana Silva para os educandos de Rosa Leão

No núcleo do MOVA-Brasil em Belo Horizonte, as outras turmas têm se mobilizado no sentido de apoiar as famílias e os educandos das ocupações.

As turmas do núcleo fizeram cartazes, escrevendo frases de apoio aos educandos da turma Rosa Leão. A turma da ocupação Eliana Silva escreveu para os educandos de Rosa Leão: “Nós, estudantes do projeto MOVA-Brasil, na ocupação Eliana Silva, temos um recado para as ocupações do Isidoro: não desistam, porque não tem vitória sem luta!”.

A equipe do Projeto em Minas também se solidariza com as famílias das ocupações e não apoia a ação de despejo, pois além do direito à educação, também possuem o direito à moradia digna, pois sabem que, historicamente, o que dificultou o acesso das pessoas analfabetas à escola, foi justamente o fato de terem diversos outros direitos negados ao longo de suas vidas, como o direito à terra, à moradia, ao trabalho, entre outros.

E conforme o recado que os educandos da Turma Morro das Pedras mandaram para os de Rosa Leão: “Moradia digna é um direito de todos. Respeito e casa para todas as famílias da Ocupação do Isidoro. Nós, educandas do MOVA-Brasil, turma Morro das Pedras, apoiamos a luta por moradia, desejamos a todos muita força e luta”.


1 Comentário

  1. ELIANE BALTAZAR DA COSTA diz:

    Todas as Turmas do núcleo Sertão Veredas na região metropolitana de Belo Horizonte estão solidárias a luta das ocupações do Isidoro o tema, direitos humanos vem sendo bastante trabalhado pelos monitores no que tange aos temas geradores que surgiram nas reflexões com os educandos como , ” moradia , saúde , educação e trabalho”.

Deixe o seu comentário!