Troca de saberes em feira de Economia Popular Solidária

Ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, na cidade de Rubim (MG), Vale do Jequitinhonha, a feira de Economia Popular Solidária, que reúne agricultores e artesãos do baixo Jequitinhonha.

IMG01467_editado

Feira de Economia Popular Solidária

O objetivo do encontro foi comercializar seus produtos: frutas e verduras produzidas de forma agroecológicas, rapaduras, farinha, biscoitos e beijus, além de artesanatos típicos da região feitos de argila, palhas de milho, bananeira e sementes do cerrado.

A feira contou com a presença do coordenador do núcleo Raízes Maxacali, Emilio Rocha, e também de representantes de vários movimentos sociais e de artistas regionais.

IMG01471_editado

Jurandir Dias de Souza, agricultor e educando do projeto MOVA-Brasil

O agricultor Jurandir Dias de Souza, educando do projeto MOVA-Brasil, da turma da monitora Maria da Gloria, que pertence ao quilombo Marobá dos Teixeiras, do Município de Almenara, participou da feira e contou um pouco sobre ele:

“O Projeto MOVA-Brasil está fazendo a diferença na minha vida, pois já estou assinando o meu nome e desejo aprender mais para melhorar o atendimento aos clientes que compram os meus produtos.”

Atualmente, Jurandir já consegue confeccionar cartazes com os nomes e os preços de seus produtos.

 

Reunião do Fórum do Vale

Após a feira de Economia Popular Solidária, foi realizada a reunião do Fórum do Vale, na qual foi exposta a situação das ocupações urbanas da região do Isidoro na região metropolitana de Belo Horizonte. Foi decidida, em solidariedade, a realização de uma carta de apoio a esses moradores.

Os monitores do núcleo Raízes Maxacali ficaram com a incumbência de produzir cartazes e fotos que registrem a luta conjunta. Apesar da distância de Belo Horizonte, todos estão juntos na luta por direitos à moradia, terra, acesso à água, soberania alimentar e dignidade.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!