Semana de Ação Mundial pela Educação na Formação de Monitores e Coordenadores

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Núcleo Raízes de Maxacali (monitores e coordenador elaborando atividades para a Semana de Ação Mundial pela Educação).

Polo Minas Gerais. Nos dias 3 e 4 de setembro, ocorreu na sede do polo a Formação Semanal para debater a Semana de Ação Mundial pela Educação. Na ocasião, os quatro coordenadores se comprometeram a refletir e discutir, com os monitores nas formações semanais, sobre as propostas enviadas pelo Instituto Paulo Freire, e planejar atividades a serem desenvolvidas em sala de aula com os educandos.

O polo também incluiu a Ação na pauta da 2ª Formação Geral de Monitores e Coordenadores. A responsável pela educação inclusiva da prefeitura municipal de Montes Claros, Edite de Jesus, falou da importância da Ação Mundial pela Educação, como uma iniciativa de mobilização em torno da inclusão de pessoas com deficiência e da necessidade do apoio de especialistas para viabilizar, com mais eficiência, as ações.

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Monitoras do Núcleo Flores do Campo elaborando atividade para a Semana de Ação Mundial pela Educação

Edite ressaltou também, as limitações e os avanços alcançados no município por meio da coordenadoria sob sua responsabilidade, passando de 311 educandos atendidos, em 2004, no início do Programa de Educação Inclusiva, para 1650 atendimentos, em 2014. A coordenadora também se mostrou interessada e disposta a dialogar com a equipe do polo, para ampliar o atendimento a educadores e educandos do Projeto MOVA-Brasil ainda este ano.

Em seguida, os monitores e coordenadores fizeram uma relação da quantidade de pessoas com deficiência existentes nas salas de aula do Projeto MOVA-Brasil, o tipo de deficiência e as ações que estão realizando para incluir essas pessoas no processo de ensino-aprendizagem, bem como refletiram e debateram sobre outras possibilidades de ações inclusivas.

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Edite de Jesus e Maria Oliveira (à esquerda – coordenadora da Educação Inclusiva de Montes Claros, e a coordenadora do Polo MG).

A partir dessas informações levantadas e sugestões de práticas, tais como: debates com especialistas, sessões de filmes e leitura de textos sobre o assunto, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar educadores e educandos para lutar por maiores conquistas nessa área.


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