IV Encontro Estadual de Educandos da Paraíba

DSC05162O IV Encontro Estadual de Educandos da Paraíba aconteceu no dia 7 de novembro, no auditório do Salão Paroquial da Igreja de São Pedro-Jatobá-Patos/PB e contou com 150 participantes, entre eles, 80 educandos (as).

O tema central do Encontro foi “EJA nos dias atuais, fortalecendo a cidadania e a inserção no mundo do trabalho”, com objetivo de debater as políticas públicas para educação de jovens e adultos, relacionando à trajetória que os educandos realizam para se alfabetizarem, as perspectivas de continuidade dos estudos, o aumento da escolaridade e as oportunidades de trabalho e renda.

O evento foi iniciado com a canção do Hino Nacional e do Hino MOVA. Em seguida ocorreu uma apresentação de dança de salão (valsa, bolero, tango) por um casal; parceiro do projeto; professores de dança e educandas de algumas turmas do núcleo.

DSC05138A mesa de abertura foi composta por Renata Roza (assistente pedagógico do IPF); Lourdes Marinho (assistente pedagógico do Polo PE/PB); Verônica Brito (coordenadora da EJA em Patos); o ex-educando do MOVA da etapa passada, Pedro Silvano; a educanda da etapa atual, Edinalda Justino e Leonardo Rodrigues (articulador social do núcleo em Patos).

Os educandos reunidos nos GTs temáticos (Educação popular na perspectiva da formação cidadã; Alfabetização + Profissionalização = desenvolvimento; Sei ler o mundo, sou consciente e crítico e A busca pela garantia do direito à profissionalização do alfabetizando), debateram e elaboraram propostas para apresentarem na plenária final.

As principais propostas validadas pela Plenária do IV Encontro foram:

  • Promover a EJA articulada à formação profissional a partir do Projeto MOVA-Brasil;
  • Garantir a continuidade das turmas do Projeto MOVA-Brasil na EJA.

Segundo depoimentos dos educandos, eles sentiram-se importantes, valorizadosDSC05148, privilegiados por terem oportunidade de poderem expressar seus sonhos e desejos de uma vida melhor, destacaram a importância do MOVA-Brasil em suas vidas e a necessidade da continuidade dos estudos. Como afirmou o Pedro Silveira: “Venho aqui pra dizer que o MOVA mudou a minha vida e que ele também pode mudar a de vocês, acreditem nisso”.

O encontro promoveu a reflexão e diálogo entre os participantes do Projeto MOVA-Brasil sobre políticas públicas voltadas para uma educação que liberte os sujeitos resgatando sua dignidade e cidadania.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.