Polo Pernambuco / Paraíba realiza reuniões com parceiros

Reunião com parceiros em Recife. 09.03

Reunião com parceiros em Recife (PE).

O início dos trabalhos da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, em 2015, no Polo Pernambuco / Paraíba foi marcado pela realização de uma série de reuniões com os parceiros locais. Neste ano, serão instaladas 90 turmas, com a abrangência de seis núcleos (composto cada um por 15 turmas de alfabetização). Em Pernambuco atenderá municípios na região de Limoeiro, Flores, Serra Talhada, Caruaru e Pesqueira. E na Paraíba, municípios no entorno de Patos.

Núcleo Municípios atendidos
Serra Talhada Serra Talhada
Flores Flores
Limoeiro Lagoa do Carro, Carpina, Limoeiro, Lagoa do Itaenga
Pesqueira Arcoverde, Tacaimbó, Sanharó
Caruaru Vitória, São Caetano, Gravatá, Belo Jardim
Patos/PB Santa Gertrudes, São José de Bonfim, Caatingueira, São Mamede, Santa Terezinha

O diálogo inicial com os parceiros foi realizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nos estados, por meio do articulador social Luís Lourenzon, representante do Sindipetro. Ele é responsável pela mobilização de parcerias que mapeiam as demandas de turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil.

Essas reuniões têm por objetivo compartilhar com os parceiros os objetivos do Projeto e as recomendações para a instalação das turmas. É uma oportunidade de orientá-los sobre as prioridades do MOVA-Brasil em relação ao atendimento das comunidades e público participante. Em 2015, as ações do Projeto adensarão a dimensão sociocultural e socioambiental, sendo o foco temático no processo de alfabetização para as questões da igualdade racial e equidade de gênero.

No Pernambuco e na Paraíba, os parceiros estão sensibilizados ao mapeamento de comunidades no campo, tendo em vista a defasagem de escolarização em relação ao meio urbano, e maior índice de analfabetismo no meio rural.

Parceiros reunidos com a presença da FUP para discutir articulação de turmas

Parceiros reunidos, com a presença da FUP, para discutir articulação de turmas.

Na primeira reunião, que ocorreu em Recife (PE), no dia 9 de março, o Polo contou com a presença de representantes do Comitê Gestor do Projeto. Os integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Instituto Paulo Freire (IPF), comentaram sobre o papel estratégico dos investimentos sociais da Petrobras para o desenvolvimento socioeconômico do país. Eles puderam dialogar com os parceiros sobre as diretrizes do Projeto e ouvir depoimentos sobre os impactos gerados na realidade das comunidades e dos diversos segmentos representados, devido à metodologia do Projeto.

Nestas reuniões, estão sendo definidos, ainda, os compromissos e contrapartidas para a instalação e desenvolvimento do Projeto nos municípios. Dentre os diversos apoios, destaca-se que em todos os núcleos já está assegurado pelos parceiros a cessão de espaço para formação continuada e para funcionamento de turmas. Outros diálogos aconteceram durante o mês de março para auxiliar os parceiros no processo de articulação das turmas, e definição do cronograma de seleção dos coordenadores e monitores que se iniciaram em 31 de março.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.