Formação continuada de coordenadores locais reúne equipe de polo, articulação social e Coordenação Pedagógica Nacional

1 dia de formacao - parceiro e articulador com os coordenadores locais

Parceiro e articulador com os coordenadores locais durante o primeiro dia de Formação.

O Polo Pernambuco realiza em Recife, nos dias 17 e 18 de agosto, a II Formação Continuada dos coordenadores locais.Os encontros mensais têm duração de 16 horas para estudos, orientação e encaminhamentos relacionados às questões pedagógicas e ao plano de trabalho dos núcleos.

Integraram a pauta assuntos que contribuem para a formação político-pedagógica do grupo, como recebimento e análise dos instrumentais de gestão e monitoramento; avaliação dos procedimentos metodológicos adotados para a Leitura do Mundo; acompanhamento das articulações para a formação profissional dos educandos e apresentação do mapeamento das escolas de EJA nas comunidades atendidas pelo Projeto MOVA-Brasil.

Equipe de polo e coordenadores locais

Equipe de polo e coordenadores locais.

Com base nas explanações realizadas pelos coordenadores (sob orientação da coordenadora do polo Virgínia Almeida), a coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga – que está participando da Formação – contribuiu com a definição de encaminhamentos e elaboração de estratégias para garantir do encaminhamento de educandos à EJA ao final da etapa.

Entre essas estratégias, além da motivação dos educandos com visitas e trocas de experiências entre os sujeitos da EJA, é necessário o acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005) relacionadas à alfabetização através dos Planos Municipais de Educação (PMEs); o diálogo permanente junto aos gestores públicos de educação e a atuação em Fóruns de Educação de Jovens e Adultos nos estados do Pernambuco e Paraíba.

A articulação social desenvolvida por Luiz Lourenzon esteve presente, reafirmando o compromisso com o Projeto e o apoio aos coordenadores locais no cumprimento das metas e ações previstas nesta 7ª etapa do Projeto. Na ocasião, foi apresentado o parceiro Jairson Ribeiro, que atua na área de comunicação da Petrobras e estará disponível para colaborar com o processo de divulgação das ações do Projeto no Polo.

2 dia de formacao mensal

Segundo dia de Formação Mensal.

Até o final da Formação Mensal a equipe de polo também fará orientações e divisão das responsabilidades com os coordenadores para a realização da Formação Geral, que ocorrerá de 25 a 27 de agosto em Itamaracá-PE. A Formação faz parte do processo de Formação Continuada dos monitores.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.