Formações Continuadas cooperam para a práxis educativa freiriana

Palestra com educandos da Comunidade Vila Bela e consultor do Sebrae

Palestra com consultor do SEBRAE na comunidade Vila Bela.

A expectativa de ver consolidada a práxis educativa freiriana desde os espaços de Formação até as salas de aulas é acompanhada de perto pela Coordenação Pedagógica Nacional (CPN).

A coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga tem acompanhado presencialmente as Formações Continuadas nos polos, como forma de conhecer os desafios enfrentados pelos educadores no processo de ensino-aprendizagem e contribuir com a definição de estratégias.

Em agosto esteve com a equipe do Polo Pernambuco participando de Formação Mensal de coordenadores e das Formações Quinzenais dos núcleos Serra Talhada e Flores. Na ocasião, conheceu histórias de educandos e práticas pedagógicas desenvolvidas pelas educadoras Jocce Anne Nunes (no bairro Malhada) e de Maria Adriana Martins (no bairro Vila Bela), no município de Serra Talhada.

monitora Jocce Anne orientando a atividade com alfabeto móvel

A monitora Jocce Anne orientando a atividade com alfabeto móvel.

A relação de respeito e dialogicidade estabelecida entre a monitora Jocce Anne e os educandos é um aspecto motivador que contribui para a boa frequência, participação e aprendizagem dos educandos. Na aula realizada no dia 20 de agosto, a monitora desenvolveu estratégias de socialização para fortalecer os laços de afetividade e os princípios de cooperação entre os educandos, além de propor jogos didático-pedagógicos utilizando alfabeto móvel para construção de palavras.

m

m

O educando José Maria da Silva fez um relato sobre o seu sonho de trocar a habilitação após ser alfabetizado. Como forma de demonstrar seu interesse e compromisso com a realização desse sonho afirmou: “Irei dedicar-me em aprender e não faltarei às aulas, pois estou gostando muito de tudo aqui…”

Consultor do SEBRAE

Consultor do SEBRAE em palestra sobre microempreendedorismo para educandos.

Já na turma do bairro Vila Bela, a visita aos educandos ocorreu na noite do dia 20 de agosto, participando de ação conjunta com a comunidade para potencializar a economia local. Foi realizada uma palestra com consultor do Sebrae, em parceria com a Associação de Mulheres (presidida pela líder comunitária Francisca Bezerra). Na turma, há educandos que desenvolvem atividades de geração de renda como autônomos, e com a palestra eles demonstraram interesse em formalizar seus microempreendimentos. Na ocasião, a coordenadora nacional do MOVA-Brasil destacou o interesse do Projeto no encaminhamento dos educandos aos cursos oferecidos pelo Sebrae. Os próximos passos serão articulados pela monitora Adriana em diálogo com o consultor e os educandos.

Formação Núcleo Serra Talhada

Formação do Núcleo Serra Talhada.

Na Formação Quinzenal dos núcleos Flores e Serra Talhada, realizada em 21 de agosto, acompanhada da assistente pedagógica do Polo, Betânia Rosa, a CPN subsidiou o trabalho das coordenadoras locais Maria Graciete Santana e Francivania Freire na eliminação de dúvidas das monitoras relacionadas ao planejamento da prática alfabetizadora na perspectiva metodológica freiriana.

Maria Graciete, coordenadora Local_PEPB em formação continuada

Maria Graciete, coordenadora local do Polo Pernambuco/Paraíba durante a Formação Continuada.

Na ocasião, foram brindadas com a história da cartinha surpresa que a educanda Damiana Pereira Lima (conhecida como Danda) preparou em sua casa com apoio de sua neta para o monitor Sales da Silva. Ele relata com alegria a emoção da educanda, que pôde expressar o sentimento de carinho e gratidão pela oportunidade que está tendo no Projeto, ao escrever com suas próprias letras.

 Carta de educanda_Danda


0 Comentários

Os comentários estão fechados.