Escola Agrícola: alfabetização e profissionalização na zona rural

O Polo Rio Grande do Norte vem procurando ampliar possibilidades para o exercício da cidadania de seus educandos por meio da qualificação profissional estabelecendo parcerias com diferentes instituições especializadas nessa área: IFRN, UFERSA, SEBRAE, Escolas Agrícolas.

No mês de abril, a equipe da coordenação do polo RN e articulador social participam de reunião na Escola Agrícola de Jundiaí, em Natal, para efetivar parceria de cursos profissionalizantes em áreas rurais do Estado.

A Escola Agrícola de Jundiaí – unidade acadêmica especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – representa uma alternativa de curso profissionalizante para as turmas localizadas nas áreas rurais. O Projeto MOVA-Brasil foi muito bem acolhido no diálogo com a equipe da instituição. O prof. Paulo Mário Carvalho de Faria afirma que “precisamos empoderar nossas comunidades, fazer com que elas possam caminhar e, hoje com a formação profissional isso já é possível e, futuramente, teremos dado visibilidade e qualificação a muitos talentos. Nosso objetivo é valorizar os saberes dos profissionais das regiões e isso se tornará viável com a ajuda de parceiros como o Projeto MOVA-Brasil”.

A partir da reunião realizada em abril, foi feito um pacto para o atendimento dos educandos do MOVA-Brasil a partir do mês de agosto, período em que os alfabetizandos já possuem condições de ler um bilhete simples e, assim, participar dos cursos ofertados pela instituição.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!