Monitora apresenta relato de prática sobre Paulo Freire

2013-10-04_cartaz_construido_pela_turma_menor

Educandas(os) aprenderam e produziram textos sobre a vida de Paulo Freire.

Durante a II Formação Continuada de Coordenadoras(es) Locais e Monitoras(es) em Natal, nos dias 15 e 16 de agosto, foram apresentadas as práticas alfabetizadoras realizadas nas salas de aula do Projeto MOVA-Brasil, no Estado do Rio Grande do Norte.

Articulando a caracterização da turma, o processo de Leitura do Mundo na comunidade, a definição do Tema Gerador e, a partir daí, apresentadas as práticas, foi possível vislumbrar os contextos das salas de aula do Projeto, a integração das práticas de alfabetização e o diálogo com outras áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, História e Artes.

2013-10-40_turma_mirlanne_municipio_Ceara-mirim_menor

Turma da monitora Mirlanne da Silva Oliveira, do município de Ceará-Mirim (núcleo Natal I).

Uma das práticas apresentadas chamou especialmente a atenção das(os) presentes: a monitora Mirlanne da Silva Oliveira, do município de Ceará-Mirim (núcleo Natal I), levou ao conhecimento das(os) educandas e educandos a história de Paulo Freire. A partir de um texto sobre a biografia do educador, Patrono da Educação Brasileira, a monitora apresentou informações sobre sua cidade natal, ano de nascimento, história escolar e sua trajetória profissional, até se tornar um dos pensadores mais conhecidos no mundo.

Os participantes puderam compartilhar informações sobre o período da ditadura militar, o exílio de Paulo Freire, os países que visitou nesses anos em que esteve fora do Brasil, seu retorno e, claro, a experiência de alfabetização realizada em Angicos (RN), que este ano completa 50 anos.

Mirlanne contou que as(os) educandas(os) se envolveram muito com as aulas sobre Paulo Freire e que os debates levaram a turma a refletir sobre o modelo de Educação que vivenciaram antes e sobre o MOVA-Brasil hoje. “Eles falaram que o Projeto valoriza os pobres, os seus conhecimentos e suas histórias”.

2013-10-04_Paulo_Freire_educador_que_pensou_nos_pobres_menor

Segundo monitora, educandas(os) têm avançado também na participação durante os debates.

Ela relatou, ainda, que verificou maior participação nos debates, além do desenvolvimento do senso crítico da turma. “Eles relacionaram a história de vida de Paulo Freire com as suas próprias histórias, com o contexto da educação no nordeste e o analfabetismo, que afeta diretamente as mulheres, maioria na turma”. Ainda segundo a monitora, uma educanda, Dona Maria Melo, fez um relato que sintetizou as aprendizagens do grupo, a partir de sua história pessoal: “Eu não fui na escola no tempo certo, mas Paulo Freire pensou uma escola pra a gente, que quer aprender em qualquer idade. Paulo Freire foi um homem de bom coração”.


2 Comentários

  1. Mirlanne da Silva Oliveira diz:

    Estou muito feliz por fazer parte da história do MOVA-Brasil a partir do mérito de poder ser uma educadora popular realizada. Aprendo muito com a minha turma e meus educandos, sobretudo com todas as oportunidades que o projeto tem me possibilitado. Feliz pelo reconhecimento do meu trabalho a partir da publicação do seminário de práticas que apresentei. Agradeço primeiramente a Deus, por ser a minha fortaleza, aos meus educandos e parceiros Moisés Batista e Francisco dos Navegantes Nicácio, a minha querida coordenadora de núcleo, Cecília Victoria Barbosa da Silva, quem muito me incentiva e mobiliza a nossa turma de monitoras e nela toda a equipe de coordenação do Polo RN na pessoa de Josileide Silveira de Oliveira e as minhas colegas monitoras, minhas companheiras de aprendizado. Obrigada a toda a coordenação Nacional. Grande abraço. Mirlanne (Ceará-Mirim, RN).

  2. Francisco Navegantes Silvino Nicácio diz:

    Estamos muito orgulhosos por sua conquista. Junto com sua turma de educandos e educandas, vc leva nosso Município para o mundo. Sua competência e compromisso com as questões sociais, só poderá dar nisso.

    Certamente outras conquistas virão, se prepare!!!

    Um forte abraço.

    Francisco Navegantes
    Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca de Ceará-Mirim

Deixe o seu comentário!