Durante a II Formação Continuada de Coordenadoras(es) Locais e Monitoras(es) em Natal, nos dias 15 e 16 de agosto, foram apresentadas as práticas alfabetizadoras realizadas nas salas de aula do Projeto MOVA-Brasil, no Estado do Rio Grande do Norte.
Articulando a caracterização da turma, o processo de Leitura do Mundo na comunidade, a definição do Tema Gerador e, a partir daí, apresentadas as práticas, foi possível vislumbrar os contextos das salas de aula do Projeto, a integração das práticas de alfabetização e o diálogo com outras áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, História e Artes.
Uma das práticas apresentadas chamou especialmente a atenção das(os) presentes: a monitora Mirlanne da Silva Oliveira, do município de Ceará-Mirim (núcleo Natal I), levou ao conhecimento das(os) educandas e educandos a história de Paulo Freire. A partir de um texto sobre a biografia do educador, Patrono da Educação Brasileira, a monitora apresentou informações sobre sua cidade natal, ano de nascimento, história escolar e sua trajetória profissional, até se tornar um dos pensadores mais conhecidos no mundo.
Os participantes puderam compartilhar informações sobre o período da ditadura militar, o exílio de Paulo Freire, os países que visitou nesses anos em que esteve fora do Brasil, seu retorno e, claro, a experiência de alfabetização realizada em Angicos (RN), que este ano completa 50 anos.
Mirlanne contou que as(os) educandas(os) se envolveram muito com as aulas sobre Paulo Freire e que os debates levaram a turma a refletir sobre o modelo de Educação que vivenciaram antes e sobre o MOVA-Brasil hoje. “Eles falaram que o Projeto valoriza os pobres, os seus conhecimentos e suas histórias”.
Ela relatou, ainda, que verificou maior participação nos debates, além do desenvolvimento do senso crítico da turma. “Eles relacionaram a história de vida de Paulo Freire com as suas próprias histórias, com o contexto da educação no nordeste e o analfabetismo, que afeta diretamente as mulheres, maioria na turma”. Ainda segundo a monitora, uma educanda, Dona Maria Melo, fez um relato que sintetizou as aprendizagens do grupo, a partir de sua história pessoal: “Eu não fui na escola no tempo certo, mas Paulo Freire pensou uma escola pra a gente, que quer aprender em qualquer idade. Paulo Freire foi um homem de bom coração”.
Estou muito feliz por fazer parte da história do MOVA-Brasil a partir do mérito de poder ser uma educadora popular realizada. Aprendo muito com a minha turma e meus educandos, sobretudo com todas as oportunidades que o projeto tem me possibilitado. Feliz pelo reconhecimento do meu trabalho a partir da publicação do seminário de práticas que apresentei. Agradeço primeiramente a Deus, por ser a minha fortaleza, aos meus educandos e parceiros Moisés Batista e Francisco dos Navegantes Nicácio, a minha querida coordenadora de núcleo, Cecília Victoria Barbosa da Silva, quem muito me incentiva e mobiliza a nossa turma de monitoras e nela toda a equipe de coordenação do Polo RN na pessoa de Josileide Silveira de Oliveira e as minhas colegas monitoras, minhas companheiras de aprendizado. Obrigada a toda a coordenação Nacional. Grande abraço. Mirlanne (Ceará-Mirim, RN).
Estamos muito orgulhosos por sua conquista. Junto com sua turma de educandos e educandas, vc leva nosso Município para o mundo. Sua competência e compromisso com as questões sociais, só poderá dar nisso.
Certamente outras conquistas virão, se prepare!!!
Um forte abraço.
Francisco Navegantes
Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca de Ceará-Mirim