Polo Rio Grande do Norte comemora os 10 anos do projeto de transformação social que beneficiou milhares de pessoas no Estado

ex educando josemar jose

Ex-educando do MOVA-Brasil, Josimar José de Souza

O projeto MOVA-Brasil no Polo Rio Grande do Norte realizou o lançamento do livro “MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos” na última quinta-feira (22/05), em Mossoró. Estiveram presentes na solenidade cerca de 75 monitores, cinco coordenadores locais, a Equipe de Polo e alguns dos parceiros e representantes, que prestigiaram o evento que ocorreu no Hotel Villa Oeste, no município de Mossoró.

A coordenadora de Polo, Josileide Silveira, e o articulador social, Jailson Morais, agradeceram a presença de todos e todas e reforçaram a alegria de poder compartilhar de um momento tão especial que é a comemoração de um projeto de transformação social que beneficiou milhares de pessoas no Estado.

Adelbaldo de Oliveira Silva, gerente da Petrobras no Rio Grande do Norte, compartilhou sua história de vida, enfatizando que são essas histórias que ajudam nos avanços das pessoas e reforça que “a leitura e o aprendizado é uma janela para a alma”.

Esteve presente também um ex-educando do MOVA, o senhor Josimar José de Souza, que destacou a importância que foi o projeto em sua trajetória: “O MOVA foi um prazer para minha vida, passei oito meses estudando e aprendi a ler e a escrever e isso mudou a minha vida”.

A representante do Instituto Paulo Freire, a professora Simone Lee, lembrou a experiência transformadora em Angicos (RN), em 1963, por Paulo Freire e, o porquê desta data tão importante para o IPF e ainda celebrada no estado do Rio Grande do Norte. Destacou também a importância das parcerias com as Universidades no sucesso do desenvolvimento do projeto. “O livro está recheado de histórias e vozes de todos os sujeitos envolvidos no MOVA-Brasil”, ressaltou Simone.

O pró-reitor Adjunto de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Adalberto Veronese, falou da sua satisfação em fazer parte de um contexto de construção do conhecimento e enfatizou a crença e o nascimento de uma parceria para a profissionalização. “Acreditamos na concretização dessa parceria. Eu percebo que vocês já estão construindo a árvore do conhecimento e fico muito feliz de ver o trabalho do MOVA crescendo em nosso Estado”.

Já o professor Jailton Barbosa dos Santos, diretor geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, enfatizou sua participação no projeto através das parcerias que vem formando para efetivar a profissionalização. “A gente observa a seriedade desse projeto, desde a formação de monitores, dentro da metodologia de Paulo Freire, até a formação dos educandos. Esse livro é algo que mostra a importância desse registro. Hoje temos experiências de sucesso dentro do IFRN; temos 20 vagas para aluno do MOVA. Vemos que é possível, pois ao final da turma concluímos com 16 alunos. Parabenizo aos colegas e a equipe do MOVA, especialmente ao compromisso dos monitores”.

O lançamento também contou com a presença da professora Maria das Graças Araújo, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Mossoró. “Não devemos apenas comemorar 10 anos de um livro, mas 10 anos de um movimento, de uma sociedade melhor”, disse em sua fala.

Ana Juralice Oliveira, representante da Secretaria de Educação do município de Assú, enfatizou a importância da alfabetização na perspectiva freiriana, que, por ser de forma crítica, “vai além de saber ler e escrever. É muito importante que os monitores dialoguem com os educandos para que eles continuem seus estudos na EJA”, concluiu.

poeta antonio francisco

Poeta Antônio Francisco

A celebração contou também com a presença do poeta cordelista Antônio Francisco, que declamou sua história de vida e abrilhantou o lançamento com sua arte. E ainda Socorro Batista, professora da UERN e representante da deputada Fátima Bezerra, que falou: “o trabalho do MOVA enriquece e pode subsidiar outros níveis e não apenas no campo da alfabetização. O MOVA é um movimento na ação e na sua forma de se relacionar com a sociedade”.

enalda do SINTE RN

Nalda Lira

Nalda Lira, coordenadora geral do SINTE/RN, parabenizou o projeto pela brilhante ideia de lançar um livro que conta histórias de milhares de brasileiros que foram transformados por meia da educação.

Mikelly da Silva Câmarra, representante da Secretaria de Saúde de Mossoró, concluiu com uma questão real em nossos dias: “alfabetizar sem saúde não dá certo, alfabetizar sem paz não dá certo. Portanto, estamos falando de transformação em rede. O trabalho do MOVA é divino, é um dom que deve ser utilizado para a paz. Estamos em crise, e sabemos que a educação é a única salvação”.

eliane bandeira ex coordenadora de polo

Eliane Bandeira, ex-coordenadora de polo

No término do lançamento, a coordenação de Polo prestou uma homenagem para aquela que foi a primeira coordenadora de Polo do Rio Grande do Norte e permaneceu sete anos no projeto: Eliane Bandeira.


1 Comentário

  1. ROSANGELA FRANÇA diz:

    PARABENIZO O MOVA-Brasil. DEZ ANOS TRANSFORMANDO VIDAS, HISTÓRIAS,CONTRIBUINDO DIRETAMENTE NA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO,CONSTRUINDO UM BRASIL MELHOR,CRÍTICO,CONSCIENTE E CIDADÃO. ORGULHO-ME DE TER DEIXADO MINHA PARCELA NESTA GRANDE VITÓRIA ATUANDO POR DUAS VEZES COMO MONITORA, ENTENDENDO QUE SÓ A EDUCAÇÃO É QUE MUDA A HISTÓRIA DE UM PAÍS.PARABÉNS Á TODOS.

Deixe o seu comentário!