Projeto MOVA-Brasil, SEBRAE e Rede Ideal: Uma parceria em construção de sonhos

A parceria do Projeto MOVA-Brasil com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que teve iniciou em 2013, potencializou neste ano com cursos de Formação em Economia Solidária e Pequenos Empreendimento em 40 municípios onde estão situadas as turmas do projeto no Rio Grande do Norte.

Empreendedores da Rede Ideal e Coordenação do Polo Josileide e Articulador Jailson

Empreendedores da Rede Ideal; coordedor do polo, Josileide e o articulador, Jailson

Com a visita da professora Sonia Couto, do Instituto Paulo Freire ao estado, foi apresentada a proposta de que além das Formações haveria a possibilidade para alguns educandos(as) que tivessem interesse em desenvolver uma associação, uma cooperativa ou ter seu próprio negócio.

Esta parceria foi ampliada com a presença do diretor do SEBRAE, João Hélio, ao Instituto Paulo Freire em São Paulo no mês de agosto.

Após este encontro, foi realizada no dia 23 de setembro uma reunião na Rede Ideal, uma associação de pequenos empreendedores de supermercado, que contou com a participação de 18 empreendedores, educandos do MOVA-Brasil, SEBRAE, coordenadora local, coordenadora do polo, monitoras, e o articulador social. Essa experiência começou nos municípios de Assu, Carnaúbas, Triunfo, Potiguar e Ipanguaçu.

Educandos

Fernando Sá, gerente regional de Assú

Nesse processo de ampliação de oportunidades para educandos do Projeto MOVA-Brasil merece destaque alguns depoimentos feitos durante o encontro:

“Temos o compromisso com a nossa região e agradecemos ao MOVA-Brasil e ao SEBRAE pela oportunidade de poder ajudar a outras pessoas. Assim que soube da proposta dei logo o meu sim.” Francisco de Assis – Presidente da Rede de Ideal

“E importante compartilhar com vocês este sonho, pois ele poderá servir de modelo. O sonho é do tamanho que nós fazemos, a oportunidade será dada.” Fernando de Sá Leitão – Gerente regional de Assu

“Podemos realizar o desejo de alguns de vocês, estamos juntos e os empreendedores estão apostando em vocês.” João Hélio – Diretor do SEBRAE

Educandos 2

Empreendedores da Rede Ideal; coordedor do polo, Josileide e o articulador, Jailson

Alguns educandos agradeceram a oportunidade:

“Seria bom se isto viesse acontecer de verdade, pois tenho um pequeno plantio de tomate e gostaria de crescer.” Francisco Edson Marinho Silva

“Foi muito importante o evento, pois agora vou ter ajuda para a minha bodega” Maria do Socorro Araújo

Para o articulador social do projeto no estado, Jailson Morais: “O desafio é muito grande, porém, esta ideia dará oportunidade a centenas de educandos para a melhoria de suas vidas, ou seja, um desafio a mais a ser conquistado neste processo de formação profissional.”

Reunião Jailson Morais e Empreendedores da Rede Ideal

Articulador social, Jailson Morais e empreendedores da Rede Ideal


0 Comentários

Deixe o seu comentário!