Educação Inclusiva no Polo Rio Grande do Norte

Monitora Maria Elizabete  na sala de aula

Monitora Maria Elizabete na sala de aula

Durante a 12ª Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM), que ocorreu de 21 a 27 de setembro, foram desenvolvidas atividades em todas as turmas do Polo RN, com as temáticas: Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos.

Dinâmica de Sensibilidade Liberdade e Inclusão dinâmicas de interação com sensibilidade nos sentidos

Dinâmica de interação com sensibilidade nos sentidos.

Em sala de aula, ocorreram as seguintes atividades: acolhimento com leituras de poemas, artigos da Constituição Federal Brasileira, significados de palavras utilizando o dicionário Aurélio e textos do livro Almanaque do MOVA-Brasil, que fomentaram discussões e a elaboração de textos com os temas.

Também foram realizadas dinâmicas, a partir de reflexões sobre sensibilidade, liberdade e inclusão, sendo elas: dinâmica de interação, que realçou a sensibilidade nos sentidos e no corpo, por meio dos olhos vendados e sem usar o toque das mãos, para sentir a agilidade com os pés. Produção de cartazes com os temas discutidos, com representações geométricas em alto relevo, que possibilitou as pessoas com deficiência visual a manusear. E apresentação de vídeos com temas de superação, respeito e inclusão.

Educando Cesar Augusto Page Caldas realizando atividade de colagem

Em Parnamirim/RN, a turma da monitora Marleide, da Escola Municipal Irmã Maura, foi desenvolvida a Semana de Debates e Rodas de Conversas com objetivo de conhecer as leis que garantem uma educação mais igualitária para todos. Nesta turma está cadastrado o Cesar Augusto Page Caldas, educando com Síndrome de Down. Além dos debates, os educandos construíram cartazes para sensibilizar a comunidade sobre as diversas deficiências existentes.

Os educandos da turma da monitora Elizabete Alves, da Comunidade de Bom Jesus/Natal, vivenciaram o tema da Educação Inclusiva, em específico a inclusão de surdos, por meio de um trabalho com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A aula deu inicio com o vídeo Curso Básico de LIBRAS Vol. 6, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Em seguida, houve uma roda de conversa, na qual foi discutida a importância da educação inclusiva, e alguns educandos participaram com mímicas e os demais tentavam entender o significado dos gestos. Para finalizar, elaboraram palavras relacionadas ao vídeo.

Educando deficiência auditiva

Educando Francisco de Assis da Silva

Na sala da monitora Elizabete Alves, houve diálogos com a Secretaria de Saúde da comunidade, que resultou no encaminhamento do Francisco de Assis da Silva, educando com deficiência auditiva, a uma consulta no Centro de Saúde Auditiva (SUVAG). Na consulta, o educando passou por uma avaliação e foi constatada uma perda auditiva profunda, o que impossibilita de ouvir até mesmo com o uso de um aparelho. No mês de outubro, o educando tem uma consulta marcada com um otorrino.

Para todos os educadores e educandos do Polo do Rio Grande do Norte ficaram ainda mais evidenciado o entendimento da relevância da Educação Inclusiva.

Cartazes sobre Deficiência

Cartazes sobre Deficiência


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