I Encontro Cultural de Educandos e Educadores do Núcleo Dandara de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos

No dia 12 de junho de 2012 foi realizado o I Encontro Cultural de Educandos e Educadores do Núcleo Dandara de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos no Estado de Sergipe.

O evento contou com a presença de 450 pessoas entre educandos, parceiros e artistas, fruto das atividades pedagógicas vinculadas à filosofia freiriana, em que foi possível fazer o levantamento das expressões culturais populares do Núcleo com o processo da elaboração do Projeto Ecológico Político Pedagógico (PEPP) das turmas, principalmente os debates sobre as dimensões cultural e socioambiental.

O Núcleo em evidência é composto por 17 turmas de alfabetização distribuídas em quatros municípios sergipanos: Laranjeiras, Rosário do Catete, Divina Pastora e Riachuelo. Geograficamente, compõe a região do Vale Contiguiba, excerto Rosário do Catete. Historicamente essa região apresenta registros do processo histórico-cultural do Estado de Sergipe, sendo denominados por muitos como um “museu a céu aberto”.

A resistência cultural não se limita na arquitetura dessas cidades, mas está enraizada na vivência da população ali instalada. A partir das aulas de alfabetização, com enfoque no “Estudo da Realidade” e na “Leitura do Mundo” foi possível identificar as potencialidades culturais das comunidades nos aspectos das danças, culinária, cantorias, crenças, artesanatos, entre outros.

Por sinal, muitos educandos e educandas estão vinculados a grupos culturais, alguns são cantores, artesãos, cozinheiros, entre outras formas de produção cultural. Sendo assim, a realização do evento teve como objetivo valorizar os educandos, artistas, comunidade como ação coerente ao levantamento da autoestima dos envolvidos e comunidade em geral, bem como incentivar futuras ações coletivas na comunidade, sendo ele no campo cultural ou não.

Houve exposição de comidas típicas, artesanato, bordado, fuxico, rendas, versos, fotografias, cantigas e danças que fazem parte da história do Estado Sergipano. No espaço houve também a mostra pedagógica dos trabalhos e atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula como: portfólios, cartazes, mural de registro fotográfico das turmas, entre outros.

Paralelamente a exposição das artes e culinária houve apresentações de grupos como Grupo de Reizado Menino de Jesus, Samba de Coco do Povoado Mussuca, Batalhão dos Idosos de Riachuelo, Rosário do Catete e Laranjeiras; Batuqueiros do Gameleiro, Banda de Pífano e o Guerreiro.

O comprometimento do Núcleo em realizar o Encontro Cultural permitiu uma forte divulgação do Projeto, fortalecimento e ampliação de parcerias e a elevação da autoestima dos envolvidos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!