Continuidade dos estudos e formação profissional são prioridades no Polo Sergipe

2013-09-16_Reuniao Polo Sergipe

A diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPF) e integrante do Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil, Francisca Pini, participou de reunião, em 16 de setembro, com Anderson Santos, coordenador do polo Sergipe, Alda Ramos, auxiliar administrativa, Genilvaldo Alves dos Santos, articulador social, e Mariana Galvão, coordenadora pedagógica nacional.

2013-09-16_Fran PiniA reunião tratou dos seguintes assuntos: avaliação processual das(os) educandas(os), formação profissional, encaminhamento das(os) educandas(os) para a continuidade aos estudos e orientações técnico-administrativas.

O polo informou que a avaliação processual dos educandos e educandas tem ocorrido de modo satisfatório. Há, em alguns núcleos, dificuldades com o preenchimento do instrumental, mas com a intervenção do coordenador do polo, as dúvidas estão sendo dirimidas.

Um fato a ser destacado no polo Sergipe foi o encaminhamento das(os) educanda(os) para a formação profissional. Estão concluindo o mapeamento das unidades ofertantes da economia solidária e economia de mercado. “A mobilização das(os) educandas(os) para a formação profissional tem contribuído com a mobilização da comunidade, pois o atendimento não fica restrito às(aos) educandas(os) do MOVA-Brasil, mas às pessoas da comunidade em geral”, ressaltou Anderson.

O articulador social tem envidado esforços para mobilizar mais parceiros para essa questão e para a continuidade dos estudos. De acordo com Genivaldo, “é preciso impulsionar os educandos e educandas para permanecerem estudando, e a escola pública é o espaço estratégico para garantir esse direito”.

2013-09-16_Mariana GalvãoA diretora pedagógica orientou o contato permanente com as escolas próximas dos núcleos e as Secretarias de Educação dos municípios. “Com a demanda efetiva, o município precisa se organizar para atender os educandos e educandas do MOVA-Brasil”, afirmou Fran Pini. Mariana Galvão reiterou que ela tem visitado as Secretarias de Educação para mapearem as vagas. “Os educandos e educandas estão manifestando o desejo de continuidade aos estudos, assim, o polo trabalhará para o efetivo encaminhamento”, concluiu.

No dia 17 de setembro, o polo participará Seminário Nacional sobre “Juventude e Direitos Humanos”, promovido pelo Instituto Braços.


2 Comentários

  1. gostária de saber como faser parte do projeto?

    • Juliana Avona diz:

      Cara Josy,

      Enviamos-lhe mensagem pelo endereço eletrônico informado, para sabermos mais sobre como gostaria de participar do Projeto MOVA-Brasil.
      Também precisa nos informar sua localidade.
      Atenciosamente,

      Equipe de Comunicação
      Projeto MOVA-Brasil

Deixe o seu comentário!