Comunidades retratam suas realidades nas Festas Cidadãs das turmas do Polo Sergipe

Articulador Social, Vadinho abertura Festapovoado São Vicente do núcleo Desbravadores do Saber

Articulador Social, Vadinho, na abertura da Festa Comunitária do povoado São Vicente, do núcleo Desbravadores do Saber.

Ao final do mês de julho e início de mês de agosto as turmas que compõem o Polo Sergipe realizaram as suas Festas Comunitárias. A atividade proporciona aos educandos o compartilhamento das suas visões sobre a realidade apresentada com a comunidade.

Festa Comunitária do Núcleo Realizando Sonhos

Festa Comunitária do Núcleo Realizando Sonhos.

No núcleo Realizando Sonhos (Centro Sul Sergipano), a equipe do Polo esteve presente na Festa Comunitária Cidadã do município de Pedrinhas, que unificou quatro turmas: Mutumbo de Cima, Mutumbo de Baixo, Barbosa e Bela Vista.

Coordenadora  Valéria Santos Festa das turmas do município de Pedrinhas núcleo Realizando Sonhos

Coordenadora Valéria Santos, na Festa Comunitária das turmas do município de Pedrinhas, núcleo Realizando Sonhos.

A festa foi realizada no dia 30 de julho, e estiveram presentes a coordenadora local, Maria Alves; a coordenadora do polo, Valéria Santos; o prefeito, José Antônio Alves (Zé de Bá); o vereador Rogério Almeida; o presidente da Associação, Marcelo Santos Araújo; e o parceiro local, João Apolinário dos Santos.

A Festa Comunitária Cidadã, momento importante para garantir a mobilização de toda comunidade, foi planejada a partir da Leitura do Mundo, na sala, e a saída a campo, quando as(o)s educandas(os) identificaram as potencialidades e os pontos negativos das comunidades. A atividade foi realizada pelas monitoras: Flabizia Santos, Ana Claúdia de Jesus, Joélia Freitas e Mônica dos Santos.

Apresentação do Seu Nestor, educando da Turma Pontal, do núcleo Movendo Vidas.

Também no dia 30 de julho realizou-se a Festa Comunitária Cidadã da turma do Distrito Pontal/Indiaroba, núcleo Movendo Vidas (Região Sul). Estiveram presentes a coordenadora local de núcleo, Midiane Melo; a assistente pedagógica, Larissa Carvalho; o parceiro local Ginaldo Lessa (vereador); e os convidados Francisco José Alves Santos (secretário de cultura, esporte e juventude) e Raimundo Vieira (vereador).

A Festa Comunitária Cidadã foi a culminância de todo o processo de Leitura do Mundo, que teve início em sala de aula, e que se estendeu na saída a campo. Com o intuito de despertar os(as) educandos(as) para a cidadania crítica. Na oportunidade, a monitora Janecleide Nascimento apresentou as potencialidades e as fragilidades da comunidade de acordo com o estudo das cinco dimensões estudadas em sala de aula. Houve algumas apresentações culturais, realizadas pelos(as) educandos(as) e por grupos culturais da própria comunidade.

Festa Comunitária da turma da Sede de Indiaroba, da monitora Elaine

Festa Comunitária da turma da Sede de Indiaroba, da monitora Elaine.

Na Festa Comunitária Cidadã das Turmas de São Vicente I e São Vicente II, do município de Propriá, do Núcleo “Desbravadores do Saber” (Médio Sertão Sergipano) estiveram presentes o coordenador local, Luiz Matheus; o articulador social do Projeto, Genivaldo Santos (Vadinho); a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão; Erionaldo Mota, diretor da Escola Agrícola; o vereador Eudes Guimarães; o presidente da Associação Comunitária do povoado São Vicente, Givaldo Santos; e o parceiro local, Cláudio Simão.

As monitoras, Maria Elisabete e Angélica Dias, deram início à Festa Comunitária Cidadã com a mística “Somo nós que fazemos a vida”, pelas(os) educandas(os). As turmas realizaram a exposição da culinária local e produtos da região, caracterizando as potencialidades da comunidade do Povoado São Vicente e, quanto aos aspectos relacionados as fragilidades, foi apresentado o Tema Gerador “Desemprego” e o subtema “Trabalho”.

Na ocasião, as(os) monitoras(es) também ressaltaram a importância do encaminhamento das(os) educandas(os) para a qualificação profissional e para a EJA. O diretor Erionaldo Mota, prontificou-se em buscar parcerias para realizar a implantação da EJA na comunidade. Após o compartilhamento da Leitura do Mundo referente as cinco dimensões: Social, socioambiental, cultural, política, socioeconômica começará o planejamento para as ações de intervenções na comunidade.


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