A criação de estratégias para a continuidade dos(as) educandos(as) em atividades educativas tem sido um esforço constante do Projeto MOVA -Brasil. Sua atuação se dedica a fortalecer as articulações políticas para a continuidade dos estudos dos educandos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Desde o início da etapa os monitores são orientados a iniciar o diálogo com as Secretarias de Educação para que todos os educandos sejam encaminhados para a continuidade dos estudos nas escolas públicas que ofereçam EJA.
No Núcleo Litoral Sul, os encaminhamentos já começaram. Nas turmas que funcionam em escolas municipais, como na Pitangueira; Alto da Liberdade, em Itajuípe; Maria Pinheiro e Manoel Leão, em Itabuna; e Sambaituba, em Ilhéus, os educandos foram encaminhados diretamente à Secretaria das Escolas, com a anuência da Direção. Nas turmas do MOVA localizadas na Casa Cidade de Refúgio os educandos foram encaminhados para a escola mais próxima e na Turma do Assentamento Frei Vantuy, a monitora conseguiu garantir, em contato com a Secretaria de Educação de Ilhéus, condução para transportar os educandos, condição para o êxito do processo de alfabetização.
O portfólio do(a) educando(as)
Para adequar o ciclo da EJA que o educando será encaminhado, as escolas analisam o portfólio dos educandos, documento que comprova as aprendizagens do educando ao longo da etapa no MOVA-Brasil. O portfólio de cada educando é confeccionado desde o primeiro dia de aula, pois nele está registrada a história de vida dos educandos e ainda, atividades mensais que diagnosticam as aprendizagens obtidas no processo de alfabetização.
Nas formações pedagógicas quinzenais, os monitores realizam o planejamento das aulas e constroem as atividades diagnósticas, um elemento estruturador da prática educativa. As atividades de leitura e produção são planejadas de modo a conduzir o educando a problematizar o cotidiano e a agir sobre ele, visto que partem do tema gerador das turmas. E é o próprio educando que escolhe a atividade mais significativa para si, para compor seu portfólio, que então é levado pelo monitor para a formação pedagógica para ser analisado junto com o seu coordenador local. A partir da análise das atividades, é percebido o desenvolvimento do educando, no contexto de um ensino sistemático e gradual.
Esta contribuição reforça o compromisso do MOVA-Brasil com os educandos e educandas, incentivando-os para que, após alfabetizados, continuem seus estudos no coletivo escolar, na construção de novos conhecimentos.