De 2 a 5 de fevereiro ocorreram, no polo Amazonas, as formaturas do projeto MOVA-Brasil. Momento de muita emoção e satisfação para todos os envolvidos na construção da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, que teve muitos desafios enfrentados, como a cheia dos rios, a seca e períodos festivos. Todavia, nada impediu o sonho de educandos e educandas: aprender a ler e escrever.
As formaturas ocorreram respectivamente em Caapiranga (02/02), Careiro da Várzea (03/02), Manaus (03/02), Careiro (04/02), Manacapuru (04/02) e Manaquiri (05/02) e foram momentos de pura emoção. Percebeu-se quanto o Projeto transforma a vida de homens e mulheres, que em determinadas etapas de suas trajetórias tiveram direitos básicos negados, como o acesso à educação
No ato de entrega dos certificados e portfólios, educandos e educandas se emocionaram juntamente com seus familiares por estarem recebendo seu primeiro certificado, numa festa preparada exclusivamente para aquele momento.
Durante a realização de todas as formaturas, foi destacado pela equipe de polo e articulação social a importância da continuidade dos estudos dos educandos e educandas na EJA, e, para isso foram feitas as articulações com as secretarias de Educação em todos os municípios atendidos pelo Projeto, com resultados finais positivos.
Ao final de tudo, o sentimento foi o de dever cumprido e de certeza da transformação ocorrida na vida de homens e mulheres que a cada dia lutam por igualdade de direitos nas mais diversas áreas da sociedade; como disse o mestre Paulo Freire: Sigamos na luta pela transformação social e pelo sonho de um Brasil onde não exista mais analfabetismo.