No dia 20 de janeiro, reta final da 7ª Etapa do Projeto MOVA-Brasil, no município de Manacapuru (AM), o articulador local Wanderley Barroso, a coordenadora local Suely Mota e a monitora Dorca Miranda, além do integrante do Fórum Municipal de Educação Raimundo Porto, reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde foram recebidos pela chefe de gabinete, professora Sandra Maira, que respondeu pela pasta.
O objetivo principal dessa agenda foi entregar formalmente a relação de educandos do MOVA-Brasil aptos a serem matriculados na EJA.
Diante da breve exposição do articulador Wanderley Barroso e da equipe de Polo, a representante da SEMED mostrou-se receptiva para a EJA, ficando definido um estudo para a proposta de viabilizar logística de transporte para educandos dos bairros distantes da Escola Núcleo de EJA Beatriz Bezerra onde estão concentradas as turmas desta modalidade.
Por fim, o pleito irá para análise do secretário de Educação, Wellington Sena, que se prontificou a buscar a viabilidade de absorver os educandos da Vila do Jacaré, Repartimento do Tuiué e Vila do Caviana, localidades rurais que dispõe de um considerado número de concludentes desta e de outras duas Etapas do Projeto MOVA-Brasil. São aproximadamente 140 educandos com perspectiva de continuarem seus estudos.
No dia 27 de janeiro, teve inicio a matrícula dos educandos encaminhados para EJA. A primeira turma foi a Terra Preta, com monitora Hilda Costa.
Os demais núcleos já estão trabalhando no processo de matrícula e encaminhamento dos educandos para as turmas de EJA neste ano de 2016.