No dia 25 de novembro de 2015 o Polo Minas Gerais realizou o IV Seminário Estadual de Práticas Alfabetizadoras no Clube Campestre Pentáurea, na cidade de Montes Claros-MG.
O Seminário reuniu monitores(as) e coordenadores(as) locais do Polo com a finalidade de proporcionar um espaço de reflexão coletiva sobre as práticas de alfabetização construídas junto aos educandos(as) e de garantir um importante momento de ação-reflexão-ação na busca da qualidade social do serviço educacional prestado aos educandos do Norte de Minas.
Realizado no contexto da II Formação Geral Continuada de monitores e coordenadores locais do Polo-MG, o Seminário Estadual de Práticas foi um momento onde os núcleos Serra da Sapucaia, Serra Bocaina e Serra Geral tiveram a oportunidade de socializar as experiências que mais se destacaram até aquele momento no processo de alfabetização das turmas do Projeto, tendo os princípios freirianos como principal referência.
Neste sentido, a partir da socialização das práticas alfabetizadoras das turmas da comunidade de Interlagos (Núcleo Serra Sapucaia/Montes Claros), da comunidade do Retiro (Núcleo Serra Bocaina/Grão Mogol) e da comunidade do Acampamento Garrote (Núcleo Serra Geral/Núcleo Serra Geral) – representadas respectivamente pelas monitoras Ivana Costa, Maria Ribeiro e Luanne Alves – os participantes foram levados a reconhecer a realidade concreta em que os educandos estão inseridos a partir da apresentação de todo o percurso que caracterizou a Leitura do Mundo nas comunidades, os Temas Geradores que representaram as principais necessidades e utopias coletivas e as atividades realizadas nas turmas com o objetivo de promover a alfabetização cidadã.
Vale destacar a participação da professora Magda Martins coordenadora do Laboratório de Educação do Campo/UNIMONTES) e Rodrigo Silva (coordenador pedagógico nacional) que, à luz da concepção freiriana de educação e da proposta metodológica do MOVA-Brasil, avaliaram criticamente as experiências apresentadas, contribuindo para o processo de ressignificação das práticas por parte dos participantes. Assim, apresentamos abaixo alguns destaques apesentados pelos mediadores sobe as práticas apresentadas:
- Identificação nas práticas compartilhadas, de alguns princípios que alicerçam a concepção freiriana de educação, como a dialogicidade e a autonomia;
- As atividades socializadas deram ênfase à Dimensão Socioambiental do Projeto, e promoveram a mudança de atitude dos educandos com relação ao meio ambiente de forma sustentável;
- Os conteúdos trabalhados nas atividades evidenciaram o caráter interdisciplinar das experiências apresentadas;
- O uso diversificado de recursos didático-pedagógicos foi uma estratégia comum utilizada pelas monitoras, no sentido de fortalecer a ação alfabetizadora;
- Nas atividades voltadas para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos com os educandos foi evidente a articulação da etnomatemática como concepção norteadora;
- O uso de recursos didático-pedagógicos produzidos pelo Projeto, como o Almanaque, contribuiu para o fortalecimento das práticas alfabetizadoras compartilhadas.