Construindo uma nova etapa

abertura

Abertura da Formação Inicial

“Estou representando o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Alagoas. Mas antes disso, represento a maioria das mulheres que não tiveram o acesso à escolarização na idade “certa”. Corri atrás, conclui o nível superior ainda estou estudando, mas isso não apaga a dívida que o Estado tem com pessoas como eu, que teve acesso tardiamente à escolarização”, disse Pastora Maria dos Santos, uma das parceiras do Polo Alagoas e participantes da Formação Inicial de Monitores(as) e Coordenadores(as) Locais, que aconteceu de 7 a 11 de abril.

Em clima de boas expectativas e muita ansiedade pelo início das aulas, os(as) novos(as) alfabetizadores(as) que compõe o polo nesta 6º etapa do Projeto chegaram à Maceió, ao local da formação, vindos(as) de diferentes territórios do estado, com muita empolgação.

Nesta etapa, o Polo Alagoas terá 60 turmas que serão distribuídas em quatro núcleos, atendendo 10 municípios. Dentre as regiões atendidas, destaque para Zona da Mata – conhecida como a zona canavieira – onde se concentram os piores índices de analfabetismo do Estado.

A abertura da Formação, contou com a participação de uma representante do IPF, Sandra Pereira, coordenadora administrativa-financeira. Também estiveram presentes parceiros como Cristiane Lins e Alzira Buarque (UO-SEAL); Inês Marcelino (Recid); Pastora Maria dos Santos (Fórum de EJA); Dora (Secretaria de Articulação do Estado); Jailda Moraes (Parceira de Anadia); Aureni Cabral e Poliana (Secretaria de Educação de Ouro Branco/AL) e Gilvan (o Borrachão).

“O povo de Ouro Branco está agradecido por receber o Projeto MOVA-Brasil. Ressaltamos aqui a parceria firmada através do município que reuniu agricultores e outros setores para articular juntos turmas nos lugares mais necessitados da região”, ressalvou a parceira Poliana, da Secretaria de Educação de Ouro Branco.

grupo

Grupo de Idosos da Associação Pestalozzi “Novo Despertar”

O grupo de Idosos da Associação Pestalozzi “Novo Despertar” enriqueceu o momento com a encenação a peça “Lembranças”. Cada participante compartilhava um pouco de sua história de vida e a interferência em sua realidade. O tema da peça deu início a um diálogo breve sobre a prática pedagógica do MOVA.

“O mais apaixonante no MOVA-Brasil é o ser humano. Vocês trabalham com as necessidades do ser humano e isso é fantástico. Acredito no poder da transformação da educação”, ressaltou o parceiro Gilvan.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!