Polo Bahia na 4° ETAPA

12 núcleos, 180 turmas e cerca de 4.800 educandos, em 43 municípios do estado. Esses são os números do Polo Bahia nesta etapa.

Além das localidades atendidas na etapa anterior: Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Alagoinhas, Salinas da Margarida, Valença, Ilhéus, Cruz das Almas, Serrinha e Santo Amaro, a novidade desta fase é a criação do núcleo Serra Preta, que atenderá as comunidades de Ipirá, Itaberaba e Pé de Serra.

Na sua maioria, os educandos são trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, donas de casa, presidiários, quilombolas, jovens cumprindo medidas socioeducativas, entre outros.Os monitores são educadores populares oriundos de diversas áreas, como estudantes de Pedagogia, Sociologia, Geografia, Magistério e estudantes com ensino fundamental e médio. A maioria desses educadores são participantes de movimentos sociais e, os articuladores locais e parceiros são vinculados aos movimentos populares e sindicais.

As comunidades desta etapa são quilombolas, negras, ciganas, indígenas; movimentos populares representados pelos sem teto, sem terras, marisqueiros (as) e pescadores (as). Além de instituições religiosas, como igrejas católicas, evangélicas e o candomblé, que retratam a riqueza e diversidade étnico- cultural do estado.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!