Seminário de Práticas Alfabetizadoras do Núcleo Litoral Sul

Monitora Sandra Litoral Sul_Editado

Monitora Sandra do Núcleo Litoral Sul

O Núcleo Litoral Sul se reuniu nos dias 21 e 22 de agosto para realizar o Seminário de Práticas Alfabetizadoras. O Tema escolhido foi Educação popular em Direitos Humanos, que são os direitos essenciais a todos os seres humanos, podendo ser civis, como o direito à vida, à igualdade e à liberdade de expressão; econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros, e coletivos, como o direito ao desenvolvimento.Logo, o tema escolhido dialoga diretamente com os temas geradores de todas as turmas do Núcleo, a saber, Saúde, Educação, Violência e Desemprego e Abandono do Poder Público.

O objetivo do seminário foi refletir sobre as práticas dos educadores e compreender como se constitui a prática alfabetizadora dos monitores de forma a identificar o percurso do educador durante a construção da atividade para, enfim, reconhecer o significado da prática pedagógica.
As práticas foram apresentadas a partir de três eixos de análise: a identificação do perfil da turma, apresentando a leitura do mundo e estudo da realidade local, a atividade em si e a demonstração do seu processo de criação, e o exercício reflexivo sobre o impacto da atividade tanto para o educador, quanto para o educando, através das aprendizagens relatadas.

Monitor Reginaldo Litoral Sul_editado

Monitor Reginaldo do Núcleo Litoral Sul

Durante as apresentações, os monitores relataram a importância da pesquisa para a construção da atividade, contextualizada com a realidade da comunidade, a valorização do conhecimento do educando, por meio de sua participação ativa na construção da mesma, e a possibilidade de dar um sentido maior às atividades, impregnadas de informações que despertem o interesse do educando em aprender, sempre.

Dentre as práticas, houve as que abordaram atividades teóricas e práticas, que sugerem uma opção de renda ao educando, atividades que exploraram o conteúdo do Almanaque, com os temas violência contra a mulher, à questão de gênero e inclusão social e atividades que discutem temas reais nas comunidades, como a questões ligadas a saúde, por exemplo, hipertensão arterial, segurança alimentar, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e o desemprego.


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