Aulas inaugurais no Polo Rio Grande do Norte

EVIDÊNCIA AULA INAUGURAL _NUCLEO MOSSORO_EDUCANDOS E _POLO RN PARCEIROS

O Núcleo Mossoró também deu início às aulas da 7ª etapa do projeto.

As aulas inaugurais do Polo do Rio Grande do Norte ocorreram durante a primeira semana de aula, no período de 15 a 19 de junho de 2015, atendendo aos 22 municípios participantes com o objetivo de apresentar o Projeto MOVA-Brasil 7ª etapa Programa Petrobras Socioambiental, entre outras atividades.

A participação dos parceiros, monitores, educandos e comunidade em geral foi digna de nota, com equipe de polo e coordenadores locais acompanhando as aulas inaugurais em seus municípios.

Cada aula inaugural foi um momento novo e diferente para as turmas, mesmo seguindo a programação planejada. Prevaleceu a organização, criatividade e empenho de todos os monitores, que juntos desenvolveram um ótimo trabalho, assim como o fundamental apoio dos parceiros locais para a realização do evento.

AULA INAUGURAL_NUCLEO MOSSORÓ_POLO RN

Aula inaugural do Núcleo Mossoró.

O Polo-RN fez uma verdadeira mobilização para que todos os educandos participassem e prestigiassem as aulas inaugurais nas suas comunidades. Os educandos, por sua vez, demonstraram satisfação e, em seus relatos, falaram sobre como se sentiram participantes do Projeto MOVA-Brasil, e como cada momento vivenciado fazia parte da realidade em que estavam inseridos.

m

m

A coordenadora de polo Josileide Silveira de Oliveira acompanhou e participou, com as assistentes pedagógicas das aulas inaugurais nas turmas dos núcleos de Natal I e II. Também foi possível obter relatos de experiências do que ocorreu durante as aulas inaugurais às turmas no Polo RN, tais como:

A turma da comunidade Paredões, que funciona num Abrigo de Idosos, realizou a aula inaugural em seu espaço no dia 18 de junho de 2015, e contou com a participação de 20 educandos, além de familiares e de parceiros, de acordo com o monitor Deivson Mendes. A aula seguiu a pauta de orientação do polo e terminou com muita alegria, com todos os presentes convidados para dançar forró pé-de-serra.

AI-NUCLEO DE ASSU

Núcleo de Assu contou com a participação da Diretora do Sindicato dos Professores do município.

No núcleo de Assú, pode-se destacar as aulas inaugurais que aconteceram nas turmas de Cássia Gabriela, Cícero Cláudio, Maria de Lourdes, Ana Carla, Taíza Roberta e Daniele de Lima, onde parceiros e autoridades como Inês Almeida de Morais (Diretora do Sindicato dos Professores em Assu-RN) estiveram presentes.

m

M

Já no núcleo Natal II, a aula inaugural do Projeto MOVA-Brasil na turma da Redinha teve início na noite do mesmo dia 18 de junho (às 19:00 horas), na Escola Nossa Senhora dos Navegantes. A monitora da turma, Marcela Ferreira, fez a acolhida aos educandos, familiares, comunidade, parceiros e coordenadoras. Como convidadas, participaram da abertura a coordenadora de polo, Josileide Silveira e a Coordenadora Local, Rosa Simone. Entre os parceiros presentes estavam: Hugo Manso (Vereador de Natal), Tereza Freire (Secretaria Estadual de Políticas Públicas do Rio Grande do Norte) e Cristina Medeiros (Promotora Cultural da Redinha).

Coordenadora de Polo participando da aula inaugural - Núcleo Natal II

Coordenadora de polo participando da aula inaugural do Núcleo Natal II.

Após a composição da mesa e a execução do Hino Nacional, ocorreram diversos diálogos entre os participantes, onde cada um falou sobre a importância do Projeto e deixou sua mensagem de motivação para os educandos. A coordenadora de polo, Josileide Silveira, apresentou o Projeto e falou um pouco sobre a metodologia de Paulo Freire. E a coordenadora do Núcleo, Rosa Simone, leu uma poesia de motivação para os educandos chamada “Acredite”.

Grupo Break Dance - Comunidade da Redinha_Núcleo Natala II

Apresentação de break da Comunidade da Redinha.

Em seguida os educandos da turma apresentaram um trabalho sobre a Comunidade da Redinha, destacando a sua realidade sociocultural. O ponto alto da noite foi a apresentação do grupo de break dance da comunidade, que mostrou sua dança e sua arte.

A aula inaugural no bairro de Felipe Camarão aconteceu no espaço da ONG Visão Mundial, parceira do projeto que cede o espaço para o funcionamento da turma do Projeto MOVA-Brasil naquela localidade. Conduzindo o cerimonial, o monitor da turma, Clécio Júnior, realizou o Círculo de Cultura com a presença do coordenador pedagógico da ONG Visão Mundial, Stanley Marques Ramos, educandos e familiares.

m

Foram momentos ricos e repletos de troca de experiências, que ofereceram também a aoportunidade de estabelecer novas parcerias e fortalecer o trabalho nas comunidades na perspectiva de envolvê-los nas futuras ações do Projeto, principalmente nas ações da construção do PEPP.