Formação Continuada do novo Núcleo do Polo Sergipe para 7ª Etapa do Mova Brasil

formação semanal núcleo Baixo São Francisco4 18.09

Formação Semanal no Núcleo Baixo São Francisco.

A primeira Formação Continuada do recém-instalado Núcleo Baixo São Francisco foi realizada no dia 11 de setembro de 2015.

O núcleo abrange os municípios de Santana do São Francisco (com 8 turmas) e Brejo Grande (com 4 turmas). Os educadores trocaram experiências sobre a primeira semana de aula, o acompanhamento do processo de aprendizagem, tiveram explicações mais detalhadas sobre os instrumentais e definiram temáticas de estudos que contribuem para as práticas de alfabetização na Formação Semanal.

A coordenadora do Polo Sergipe, Larissa Carvalho, realizou visita à Formação Semanal, que foi realizada no CRAS do município de Santana do São Francisco. Acompanhou o acolhimento dos monitores, realizado através de um texto que proporcionou a reflexão e integração do grupo. Após esse primeiro momento houve uma socialização das atividades da semana, onde foi destacado o trabalho realizado com as Histórias de Vida.

formação semanal núcleo Baixo São Francisco2 18.09

Educadores participam de atividade durante a Formação.

Em seguida foi realizada uma oficina pedagógica de diagnóstico inicial de leitura, escrita, oralidade e matemática e ações de intervenção para o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos no processo de alfabetização. Foram momentos em que os monitores puderam aprofundar a discussão e expor suas dúvidas.

Logo após os relatos dos monitores, que indicaram avanços e desafios que orientarão os seus planejamentos, foi feita a entrega dos materiais dos educandos, com a participação do coordenador local Marlos Lemos, que afirmou ter grandes expectativas de aprendizado e colaboração em relação à oportunidade de integrar a equipe do Projeto MOVA–Brasil de Alfabetização de Jovens e Adultos.