Formação Inicial com coordenadores locais do Polo Pernambuco/Paraíba

PE_PB_formacao_coordenadores_Virgínia Almeida

Virgínia Almeida, coordenadora do Polo PE/PA, compartilhando orientações durante a Formação Inicial de Coordenadores

 

O Polo Pernambuco/Paraíba deu início à primeira Formação dos trabalhadores da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, com os coordenadores locais participando do processo entre os dias 26 e 28 de maio, na Fundação Monsenhor Petrolino Pedrosa, em Carpina (PE).

Durante esta etapa, o polo contará com seis núcleos: Pesqueira, Caruaru, Serra Talhada, Limoeiro e Patos-PB; e destaca-se que três coordenadores (de Patos-PB, Limoeiro e Serra Talhada) já vivenciaram experiências no MOVA-Brasil; tanto como monitores quanto como coordenadores locais.

Círculo de diálogo

Círculo de diálogo durante a Formação

Entre os pontos contemplados na pauta da Formação destacam-se a reflexão da atual conjuntura; a construção e consolidação do PEPP; o estudo da Leitura do Mundo e a Sistematização da Realidade.

PE_PB_formacao_coordenadores_Luiz Lourenzon

Luiz Lourenzon, articulador social do polo, na Formação Inicial de Coordenadores

A Formação contou com a participação do articulador social Luiz Lourenzon, que comentou a atual conjuntura do país. Junto à equipe do polo, o articulador apontou a importância da qualidade dos registros e instrumentais do Projeto para o resgate dos desafios e potencialidades das turmas de alfabetização, deixando claro que esse trabalho deve ser qualitativo para que o processo educativo consolide aprendizagens enriquecedoras para todos os sujeitos.

Os coordenadores locais se mostraram receptivos, mostrando identificação com a linguagem e temáticas contidas nos materiais do Projeto e apontando a relevância das mudanças que ocorreram nos Cadernos de Orientações; consideradas facilitadoras da compreensão da metodologia freirana e do desenvolvimento da prática alfabetizadora.