Destaques da 1ª Formação Continuada de Coordenadores Locais e Monitores no Polo Ceará

Núcleo Canindé em atividade de leitura de texto sobre níveis de escrita

Núcleo Canindé em atividade de leitura de texto sobre níveis de escrita

Entre os dias 19 e 21 de maio, a equipe do Polo Ceará realiza a 1ª Formação Continuada de Coordenadores Locais e Monitores. Trata-se de um importante momento de encontro unificado dos colaboradores e colaboradoras que compõem o polo para compartilhamento de orientações, momentos de estudo, vivências culturais e lançamento do livro dos dez anos do Projeto MOVA-Brasil.

 

Mística da formação: objetos trazidos pelos monitores

Mística da formação: objetos trazidos pelos monitores

A formação foi iniciada com a mística, na qual os núcleos expuseram elementos significativos das turmas identificados na Leitura do Mundo (foto). A equipe administrativa do polo orientou os participantes sobre a devolutiva das carteiras de trabalho, cartão alimentação e relatório administrativo, dentre outras questões que envolvem a gestão compartilhada.

 

Na terça-feira, 20 de maio, a equipe estudou os níveis da escrita, com base nos estudos da pesquisadora argentina Emília Ferreiro. Neste momento, a orientação, além de ler um texto, era a de identificar níveis de escrita de educandos e educandas a partir das atividades diagnósticas realizadas e propor atividades de intervenção para que os alfabetizandos avancem de um nível para outro. A formação também abordou o Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP), com a socialização da Leitura do Mundo nas turmas, elaboração do Plano de Ação e cronograma de atualização do PEPP do polo.

 

O lançamento do livro MOVA-Brasil: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos será nesta quarta-feira, 21 de maio, com a presença de representantes da Petrobras, parceiros locais (corresponsáveis pela articulação das turmas e núcleos), além da equipe do polo, da coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, e do articulador social do estado, Marcondes Muniz.


1 Comentário

  1. Francisca Alves da Silva diz:

    Fazer parte do Projeto Mova Brasil esta sendo uma experiencia muito rica,pois além de estar adquirindo experiencia e novos Conhecimento a cerca do Mundo do Letramento,esta me proporcionando um crescimento ainda maior com pessoa,como ser Humano…Pois a vivencia diária com meus Educandos me realiza como pessoa e me edifica a cada dia a Sonhar por dias Melhores!!!

Deixe o seu comentário!