Polo Ceará lança livro dos 10 anos do MOVA-Brasil com a presença de representantes do IPF, articulador social e parceiros

“Até mesmo as nossas vidas são mudadas com esse Projeto, e não apenas a vida dos educandos”, disse a monitora Geruza Pereira

“Até mesmo as nossas vidas são mudadas com esse Projeto, e não apenas a vida dos educandos”, disse a monitora Geruza Pereira

Dia 21 de maio de 2014. Casa de Retiros dos Servos de Maria, em Caucaia. A equipe do polo Ceará, junto com o articulador social do Estado, Marcondes Muniz, a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, colaboradores(as) desta 6ª etapa e importantes parceiros comemoraram o lançamento do livro dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil.

Iran Gomes, coordenador do Polo Ceará, deu as boas-vindas a todos os presentes, e agradeceu aos que até hoje já passaram pelo Projeto no Estado. “Desde 2004 tivemos parcerias muito significativas, como a Universidade Federal do Ceará, que levou estudantes do curso de Pedagogia para as salas de aula do MOVA-Brasil para que aprendessem a metodologia freiriana em contato direto com os educandos e educadores”. Iran ainda lembrou a parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, que tornou possível a presença do Projeto em alguns presídios do Ceará. “Além disso, não podemos nos esquecer da articulação do Projeto com o Fórum de EJA do Estado do Ceará que, no ano passado, indicou para participar do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA) uma educanda do MOVA-Brasil, por entender que eles representam a integração entre alfabetização e cidadania”, finalizou ele.

Plenária do lançamento do livro

Plenária do lançamento do livro

Em seguida, representantes de monitores, coordenação local e assistente pedagógico do polo falaram. A monitora Geruza Pereira afirmou: “Até mesmo as nossas vidas são mudadas com esse Projeto, e não apenas a vida dos educandos”.

Já Orenilton Vidal, coordenador do núcleo Fortaleza, disse: “Antes não tinha uma visão concreta da grandeza desse Projeto. Agora que posso falar de dentro, posso dizer o quanto o MOVA-Brasil transforma vidas”. Ana Paula Pereira, assistente pedagógica do polo, agradeceu ao articulador social do Projeto a oportunidade de estar na equipe desde 2009 e, a partir de então, ter conhecido mais de seu povo, as comunidades atendidas e a sociedade brasileira em geral. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.

Estiveram presentes também parceiros do município de Paracuru: Francineuda Sombra e Onézimo Guimarães, que reafirmaram a importância dessa parceria desde 2004. “Nós, com o MOVA-Brasil, mudamos a realidade do nosso município. Sem dizer que temos contato com educandos do Projeto que hoje já terminaram o Ensino Fundamental. Ainda vamos divulgar que educandos do MOVA estão cursando a faculdade”, disse Onézimo.

Marcondes Muniz, articulador social do Polo Ceará

Marcondes Muniz, articulador social do Polo Ceará

Marcondes Muniz, articulador social do Ceará, parabenizou o Instituto Paulo Freire (IPF) pela iniciativa: “O IPF está de parabéns pela ideia de fazer esse livro comemorativo e de ter feito esse trabalho belíssimo”. E fez questão de pontuar que a experiência do MOVA vem para suprir a ausência dos governos e do poder público nas regiões mais distantes do país. “O MOVA possui uma autonomia, que parte da sua articulação com os movimentos sociais e, a partir daí, busca construir parcerias com o poder público para efetivação de algumas questões, como, por exemplo, a continuidade dos estudos dos nossos educandos na EJA”.

Mariana Galvão, coordenadora pedagógica nacional, enfatizou a importância dos colaboradores do Projeto conhecerem a origem do MOVA, remetendo-se desde a experiência de Angicos (RN), em 1963, passando pelo MOVA-SP que, em 1989, deu origem ao que hoje é o MOVA-Brasil. “O MOVA-Brasil é a continuidade do legado freiriano que se renova e se fortalece com essa parceria fundamental entre Instituto Paulo Freire, FUP e Petrobras”.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!