Coordenadora pedagógica nacional participa de Formação e visita turmas em Caucaia e Quixadá

1_form_mensal_CE_set

5ª Formação Continuada Mensal

Polo Ceará. Entre os dias 9 e 12 de setembro, a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, participou da 5ª Formação Continuada Mensal de coordenadores(as) locais e visitou turmas no município de Quixadá, no sertão central do estado.

No primeiro dia, a coordenadora pedagógica nacional realizou a oficina com os(as) coordenadores(as) locais sobre os diagnósticos processuais dos(as) educandos(as) e portfólio dos mesmos. Foi um momento em que os(as) coordenadores(as) locais puderam esclarecer suas dúvidas e vivenciar a experiência de propor intervenções em atividades não contextualizadas ou que não consideram os diferentes níveis de conhecimento dos(as) educandos(as).

3_turma_indigena_capuan

Turma indígena do Capuan

No dia 10, Iran Gomes, coordenador do Polo CE, Rosângela Silvestre, coordenadora local do núcleo Caucaia e Mariana Galvão, visitaram as turmas da Serra do Juá, uma comunidade quilombola, e a turma do Capuan, comunidade indígena da etnia Tapeba.

2_turma_serra_do_jua

Turma Serra do Juá

Nas duas turmas visitadas os(as) educandos(as) demonstraram preocupação com a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): na Serra do Juá, por terem que descer a serra até a cidade para irem à escola e no Capuan, em relação à professora da EJA e a possibilidade de continuarem com as aulas no espaço alternativo em que a turma do MOVA-Brasil funciona, devido à distância do município a escola.

Raimunda Batista, da Secretaria de Educação de Caucaia, afirmou aos educandos presentes que a turma poderá permanecer no mesmo espaço e com a mesma monitora, por se tratar de um grupo etnicamente diferenciado. “Essa turma já se configura como uma sala de EJA em 2015, pois possui um numero significativo de educandos que têm interesse em continuar estudando”, afirmou.

4_sitio_veiga

Serra do Veiga

No dia 11, Mariana e Iran foram visitar as turmas de Quixadá, município do Sertão Central do Ceará, articulação que tem como parceria local o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Com a coordenadora local, Darliane Nascimento, e os parceiros locais, a equipe do MOVA-Brasil visitou as turmas do povoado Engano, da Serra do Veiga, uma comunidade quilombola, e Dom Maurício, sede do distrito.

Em todas as turmas, educandos(as) e monitores(as) demonstraram preocupação com a continuidade dos estudos devido a dificuldades de deslocamento até as escolas mais próximas. Em alguns casos, os(as) educandos(as) teriam que se deslocar até 7 km para estudar.

Na sexta-feira, dia 12, Mariana e Iran visitaram a Formação Semanal do Núcleo Quixadá, momento em que puderam acompanhar o planejamento do encontro de educandos(as) do município e outros assuntos, como o planejamento semanal das aulas.

5_form_semanal_quixada

Formação Semanal do Núcleo Quixadá

“Visitando esses lugares, reafirmamos que o MOVA-Brasil tem o grande compromisso de provocar o poder público para a efetivação das políticas públicas nesse país. Ficamos mais esperançosos e, ao mesmo tempo, com um sentimento de que há muito que fazer pela justiça social no país”, afirma Mariana.


1 Comentário

  1. Jeims Silva diz:

    Sem dúvidas, acredito que esse projeto é mais que um projeto de educação e mobilizalção social,pois nós monitores e os educandos do núcleo Quixadá se sentimos de alma renovada ao participa do mesmo…parabéns à todos que fazem pazem parte desse gigante maravilhoso.

Deixe o seu comentário!