As vozes dos educandos e dos parceiros no Encontro de Educandos

Abertura

Abertura do Encontro de Educandos(as) do Polo Minas Gerais

Com o tema “Educação Contextualizada e Direitos Humanos”, o Polo Minas Gerais realizou o IV Encontro Estadual de Educandas(os), no dia 21 de novembro, na Associação Atlética Banco do Brasil, em Montes Claros/MG. Participaram 150 pessoas do evento, dentre elas, 92 educandas do Projeto MOVA-Brasil.

“O MOVA foi uma coisa que entrou, uma coisa tão diferente dos outros estudos, porque ali a gente estuda e debate. O que mais me enriqueceu foi os debates. Porque ali abre a mente da a gente.” (Ildebrando Barbosa – educando do Vale do Jequitinhonha)

Na programação: mística com apresentações culturais, ressaltando a realidade local; abertura; depoimentos de educandos e parceiros; Grupos de Trabalho (GTs) e Plenária final, com a aprovação das propostas dos educandos, elaboradas nos Encontros Regionais e debatidas nos GTs.

Mistica_1

Mística

Na mística de abertura, cada núcleo apresentou sua cultura regional. Ao mesmo tempo em que mostravam a especificidade local, dialogavam com a realidade geral do estado.

Na mesa de abertura, o destaque foram os depoimentos dos parceiros sobre a importância do projeto em suas comunidades e da necessidade de continuação do trabalho de alfabetização nas localidades hoje atendidas.

Mesa_de_abertura

Mesa de Abertura

“Nem que a gente tenha que mudar de local, mas, o projeto tem que continuar nas nossas comunidades. A gente vê a diferença das pessoas com esse projeto. Outros programas já passaram, mas, uma das parcerias que deu mais certo foi com o MOVA-Brasil. Falo isso porque são 12 anos acompanhando os projetos.” (Marly Duarte – representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiúva/MG)

“A função do MOVA… é exatamente ensinar a ler e escrever, não somente para ler e escrever, mas para refletir, para mudar o mundo. Para ler e dar sua parcela de contribuição na melhoria da qualidade de vida, em todos os aspectos.” (Lindon Neves – representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais)

“O MOVA, pra nós, está ensinando a pensar. E isso é vida, e isso é oportunidade pra que nós mudemos a história deste país, pra que nós mudemos a história do Vale do Jequitinhonha.” (Decanor Nunes – representante da Cáritas Diocesana do Vale do Jequitinhonha)

Mesa_de_educandos2

Mesa dos educandos(as)

A mesa dos educandos foi repleta de depoimentos emocionantes dessa gente que, apesar das dificuldades impostas pela vida, resolveram continuar lutando por uma vida mais digna, na qual aprender a ler e escrever são fundamentais, independente da idade. Alfabetizar-se é apenas o primeiro passo. Continuar os estudos é o próximo desafio a enfrentar com a mesma garra e o mesmo brilho nos olhos.

“É muito maravilhoso fazer parte deste projeto. Eu estou no projeto há setemeses. Eu aprendi bastante. E não só aprendi, como fiz bastante amizade. Minha vida mudou completamente porque esse projeto não só ensina a ler e escrever, mas, muda a mente da pessoa, a pessoa começa a enxergar melhor. Então, é muito importante esse projeto para nós. Nós não queremos que este projeto pare.” (Nívia Oliveira – educanda do Vale do Jequitinhonha)

“Minha filha! Eu quero sair com um pedação de papel assim, oh! Isso aqui é minha formatura! Eu vou mostrar aqui. Eu vou mostrar nas praças. Eu também vou lá nas praças! Eu também já andei em lugar especial igual a este daqui. Este lugar bacana. Como uma irmã de vocês. Eu ainda quero formar. Eu tenho 76 anos. Eu tô querendo correr igual aquelas pessoas, e chegar lá.” (Ana Maria Gomes – educanda de Pirapora)

“O conteúdo principal que nós viemos fazer foi falar do MOVA… Porque o MOVA vem trazer animação pra nós, da nossa idade.  Eu espero que o MOVA não saia porque ainda existe pessoas que não sabem nada. Eu espero o crescimento do MOVA cada vez mais nas regiões do país inteiro. Porque nós desenvolvemos. Eu vejo tanta gente da minha região que ainda precisa estudar, ler um pouquinho, de assinar o nome. Mas, as dificuldades do lugar são muitas. As dificuldades de se deslocar pra estudar são muitas.”  (Ildebrando Barbosa – educando do Vale do Jequitinhonha)

Grupo_de_trabalho

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho têm o objetivo de debater as propostas dos Encontros Regionais relacionadas a educação de jovens, adultos e idosos, dirigidas ao MOVA-Brasil, ao poder público e às comunidades e núcleos onde o projeto atua nesta etapa.

Ao final, os participantes debateram e votaram as propostas dos GTs, dentre as quais merecem destaque:

Ampliar as parcerias e o diálogo com entidades e instituições públicas e privadas para melhor acompanhamento e funcionamento do projeto;

  • Aumentar o diálogo com as secretarias municipais e estadual de educação para garantir a oferta de EJA nas localidades onde funcionaram as turmas do MOVA-Brasil;
  • Melhorar a divulgação do projeto nas comunidades atendidas;
  • Aumentar a articulação com outras secretarias para a garantia de alguns direitos aos educandos (condução para as turmas de EJA, exame de vista e aquisição de óculos, exame da próstata e outros).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!