Polo Minas Gerais inicia o processo de Articulação de turmas da etapa 2015

DSC04261

No dia 7 de abril de 2015 aconteceu a primeira reunião para a articulação das turmas no Polo Minas Gerais, na sede do Projeto MOVA-Brasil, em Montes Claros (MG). O encontro contou com a presença de representantes de entidades e movimentos sociais atuantes na região: Federação de Terras do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Movimento de Lutas de Bairros (MLB), Unidade de Beneficiamento Coco Macaúba (UBCM) e Associação de Moradores da Comunidade Buriti do Campo Santo.

Após a apresentação das diretrizes do Projeto, a coordenação de polo, ouviu os parceiros que destacaram a importância do MOVA nas comunidades em que atuam e apresentaram suas demandas para a formação de novas turmas.

DSC04263A articulação social e a coordenação de polo têm dialogado com outros parceiros, como a Usina Biodiesel Darcy Ribeiro – Petrobras, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Secretarias Municipais de Educação de Bocaiúva, Jaíba, Mirabela, Associação da Comunidade Quilombola Brejo dos Crioulos, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, entre outros.

Nesta etapa do Projeto o Polo Minas Gerais contará com 45 turmas, divididas em três núcleos que atenderão a região Norte do Estado. Inicialmente, os núcleos estarão localizados nos municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Grão Mogol, com possibilidades de alteração no território de atuação, pois os parceiros ainda estão apresentando demandas de instalação de turmas.

Seguindo as orientações do Projeto, a articulação social vem trabalhando para que as turmas sejam instaladas em comunidades que ainda não tiveram o atendimento do MOVA. “Esperamos instalar pelo menos 90% das turmas em comunidades que não tiveram o atendimento ainda”, ressaltou Gildo Roberto, articulador social de Minas Gerais.

 MEMÓRIA NO PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DAS TURMAS

Durante a reunião com parceiros, corrida no dia 07/04/2015 a assessora de Educação da Fetaemg, Ellen Vieira, apresentou o Caderno de Registro com a trajetória de acompanhamento da parceria firmada com o Projeto desde 2009. Nesse caderno, guarda os registros de diversas atividades da parceria com o Projeto: reuniões, acompanhamentos às turmas, formações, Encontros de Educandos; todas as atividades relativas à parceria da Fetaemg e o Projeto MOVA-Brasil.

Sobre a importância da memória destas atividades Ellen ressaltou:

Penso que uma das formas de guardar viva na memória e na história acontecimentos e ações importantes, é o registro. Assim, através deste caderno de registro, temos procurado registrar de diferentes formas como tem sido a parceria da Fetaemg com o MOVA-Brasil. Procuramos relatar desde atividades realizadas pelo Projeto, bem como, ações específicas nossas que iam de encontro a realidade dos educadores, educandos e das comunidades rurais envolvidas. Foi uma forma que encontramos para sistematizar um pouco de tudo que esse projeto tem proporcionado a inúmeros jovens, adultos e idosos de Minas Gerais. “A memória é a consciência inserida no tempo.” Fernando Pessoa

Ellen Vieira, Fetaemg

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!