Olinda é escolhida como território de atividade cultural no Projeto MOVA-Brasil

Apresentacao de bonecos gigantes

Apresentação de bonecos gigantes em Pernambuco.

A Formação Nacional com a Coordenação de Polo realizou-se de 4 a 7 de agosto em Recife-PE.Ela garantiu uma atividade cultural para dar oportunidade aos participantes dos diversos estados de trocar e ampliar de conhecimentos sobre aspectos da identidade histórico-cultural local durante o processo formativo.

Olinda foi escolhida como roteiro de visitação, com foco na contribuição histórica para a configuração da sua diversidade cultural. Com o apoio do guia turístico Fábio Correia, foram relatados fatos do passado que revelaram modos e costumes que influenciam até hoje o modo de vida dos moradores da cidade. A cidade, que era um território indígena, foi tomada por colonizadores e tornou-se rota de escravatura. Seu passado de lutas se mantém preservado e pode ser observado por todas as ruas e ladeiras das mais diversas formas, como seus artistas populares, suas belas paisagens e a arquitetura colonial.

A caminhada pelo percurso histórico se iniciou na Praça Monsenhor Fabrício, onde se localiza o Mosteiro de São Bento (1º curso de Direito do Brasil) e a sede da Prefeitura Municipal, antigo Palácio dos Governadores. Os participantes conheceram ainda o Mercado da Ribeira, onde funcionam galerias de artesanato e a subida da ladeira da Misericórdia, na Praça do Alto da Sé, onde se encerrou a atividade.

Observacao das fachadas das casas - Arquitetura Colonial

Observação das fachadas das casas – Arquitetura Colonial.

Durante a caminhada pelas ruas estreitas o guia relatou que uma das formas dos colonizadores ostentarem sua imponência era através das casas com fachadas, varandas e beiral nos telhados, que fizeram surgir, por exemplo, a expressão “sem eira nem beira”, para se referir a alguém desprovido de patrimônio. As histórias contadas revelaram as condições subumanas às quais a população negra era tratada. Conta-se que na rua das Ruínas do antigo Senado ainda são preservadas pedras com aspectos arredondados e lisos que eram chamadas de “cabeças de nego”; expressão surgida a partir das histórias em que os escravos eram enterrados em pé.

Apresentacao de frevo no Alto da Se

Apresentação de frevo no Alto da Sé.

Após acompanhar uma apresentação de bonecos e passistas de frevo e apreciar todo roteiro histórico de Olinda, os participantes que integram as equipes de polo retornaram reflexivos e motivados a aprofundar com educadores e educandos a importância do estudo histórico sobre a identidade e cultura local que compõem esta diversidade encontrada.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.