A Leitura do Mundo no Polo Rio Grande do Norte

Apresentacao Aula Campo monitoraHellen NSr

Apresentacao da Aula de Campo da turma da monitora Hellen.

O Polo Rio Grande do Norte iniciou as atividades de Leitura do Mundo a partir da I Formação Inicial de monitores e coordenadores locais realizada em Mossoró-RN no mês de junho. Ela vem sendo construída a várias mãos pelos trabalhadores e educandos, tendo foco no Marco Referencial e abordando as várias temáticas nas dimensões (social, cultural, econômica, política e socioambiental) que aparecem na realidade comunitária, voltadas às relações, vivências, saberes e fazeres dos educandos em suas comunidades.

AULA DE CAMPONUCLEO MOSSORo_COMUNIDADE CONJUNTO NOVO

Aula de campo da turma Mossoró – Comunidade Conjunto Novo.

Os monitores realizaram as ações relacionadas ao mundo lido com os conhecimentos trazidos pelos educandos em sala de aula, Círculos de Cultura e aulas de campo. Num primeiro momento, a Leitura do Mundo identificou quem são os educandos que compõem o polo, através das suas Histórias de Vida e história da comunidade em que vivem, trazendo uma reflexão e um diálogo mais participativo, no qual cada um se sinta um sujeito capaz de gerar mudanças nas suas comunidades, contextualizando-a com os municípios e o mundo.

Destaca-se que a Leitura do Mundo encontra-se em processo final de construção, tendo sido realizadas atividades de leitura e escrita e de matemática em sala de aula, além de já terem sido levantados os Temas Geradores e subtemas, que irão contribuir na construção do PEPP (Projeto Eco-Politico-Pedagógico) desta etapa que se inicia do Polo Rio Grande do Norte.

Festa Cidada MonitoraHelen Jessina NSr Apresentacao

Festa Comunitária Cidadã, apresentação da turma da monitora Helen Jessina.

Todo este processo também tem como objetivo o envolvimento da comunidade na realização da Festa Comunitária Cidadã, onde os educandos de cada uma das salas do Projeto MOVA-Brasil compartilham o que foi olhado e enxergado em suas realidades.

m

m

m

m

m

Na sequência deste trabalho os educandos apresentam o que foi vivenciado por eles, pautando também o que foi definido para mobilização e intervenção, seja para a resolução de problemas, seja para ampliação das potencialidades. Dessa forma, convidam as comunidades a participarem da construção de um movimento coletivo e consciente de que um mundo melhor é possível.

NuCLEO NATAL II_NSR MARCANDO O BINGO DA EDUCAcaO

Núcleo Natal II marcando o bingo da educação.

 

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!