O Polo Rio Grande do Norte iniciou as atividades de Leitura do Mundo a partir da I Formação Inicial de monitores e coordenadores locais realizada em Mossoró-RN no mês de junho. Ela vem sendo construída a várias mãos pelos trabalhadores e educandos, tendo foco no Marco Referencial e abordando as várias temáticas nas dimensões (social, cultural, econômica, política e socioambiental) que aparecem na realidade comunitária, voltadas às relações, vivências, saberes e fazeres dos educandos em suas comunidades.
Os monitores realizaram as ações relacionadas ao mundo lido com os conhecimentos trazidos pelos educandos em sala de aula, Círculos de Cultura e aulas de campo. Num primeiro momento, a Leitura do Mundo identificou quem são os educandos que compõem o polo, através das suas Histórias de Vida e história da comunidade em que vivem, trazendo uma reflexão e um diálogo mais participativo, no qual cada um se sinta um sujeito capaz de gerar mudanças nas suas comunidades, contextualizando-a com os municípios e o mundo.
Destaca-se que a Leitura do Mundo encontra-se em processo final de construção, tendo sido realizadas atividades de leitura e escrita e de matemática em sala de aula, além de já terem sido levantados os Temas Geradores e subtemas, que irão contribuir na construção do PEPP (Projeto Eco-Politico-Pedagógico) desta etapa que se inicia do Polo Rio Grande do Norte.
Todo este processo também tem como objetivo o envolvimento da comunidade na realização da Festa Comunitária Cidadã, onde os educandos de cada uma das salas do Projeto MOVA-Brasil compartilham o que foi olhado e enxergado em suas realidades.
m
m
m
m
m
Na sequência deste trabalho os educandos apresentam o que foi vivenciado por eles, pautando também o que foi definido para mobilização e intervenção, seja para a resolução de problemas, seja para ampliação das potencialidades. Dessa forma, convidam as comunidades a participarem da construção de um movimento coletivo e consciente de que um mundo melhor é possível.
0 Comentários