A diversidade no Encontro de Educandas(os) da Bahia

2013-1024_Encontro_Educandos_Bahia_2Na noite de terça-feira, 15 de outubro de 2013, teve início o III Encontro Estadual de Educandos do Polo Bahia, no Auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana, com o tema Formação profissional na alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, teve início com uma mística contextualizando o evento para os presentes. A mística foi apresentada por 26 educandos, 2 de cada Núcleo, ao som da música Para não dizer que não falei das flores. Um educando entrou com objeto representando o Núcleo e o outro com o nome do Núcleo. Logo em seguida, os presentes foram convidados a cantar a música de mãos dadas.

2013-10-24_Luciomar_Machado_mesa_abertura

Luciomar Machado, articulador social do Polo BA, durante fala de abertura.

Além de educandas(os), monitoras(es) e coordenadoras(es) de núcleo, participaram do evento: Alessandra Rodrigues (IPF), Mara Cruz (FUP), João Carlos (Petrobras), Paulo Gabriel (Reitor da UFRB), David Bacelar (Diretor Sindipetro Bahia), Rodrigo Costa (Coordenação Pedagógica Nacional), Luciomar Machado (Articulador Social do Polo) e Claudiane Batista (Coordenadora do Polo).

2013-10-24_Jose_Batista_educando_Nucleo_Salvador_II

Educando José Batista, do Núcleo Salvador II, deu depoimento sobre sua participação no Projeto.

Ao final das falas dos que faziam parte da mesa, entre as(os) educandas(os) da plenária, cinco foram convidadas(os) a dar seus depoimentos sobre o significado do processo de alfabetização e cidadania nas suas vidas. Dentre as falas, merece destaque a de José Batista, do Núcleo Salvador II: “Eu tenho doze irmãos, são oito mulheres e quatro homens, e quando minha mãe se separou do meu pai, eu tive que trabalhar em casa de família. Eu tiro alguma coisa daquilo porque eu sou um homem que sei fazer de tudo: sei cozinhar, lavar, sei fazer todas as coisas. E aí, segui na pescaria. E depois de 45 anos, eu conheci o projeto através de minha irmã Elvira. (…) Aí, ela já me dava aula uma vez na semana. Mas só que é pouco, né? E aí, ela falou do Projeto, e eu vim para o Projeto. Eu já tinha muita coisa, porque Deus é conosco, meus documentos. Mas, eu não sabia escrever direitinho, aprendi aqui no Projeto. Sei pegar um coletivo normalmente, sou habilitado na marinha, tirei minha carteira, hoje trabalho como pescador e trabalho como marinheiro. Fui menino de rua, hoje sou dançarino de Jesus”.

2013-10-24_Coordenacao_Polo_Encontro_Educandos

Claudiane Batista, coordenadora do Polo Bahia.

2013-104-24_Rodrigo_Costa_Mesa_Abertura

Fala de Rodrigo Costa, da coordenação pedagógica nacional do Projeto.

2013-10-24_Explanacao_profa_Sonia_Marinho

Profa. Sandra Marinho, do Fórum Estadual de EJA, falou às(aos) educandas(os) sobre a articulação com a formação profissional.

Houve diálogo com as(os) educandas(os) sobre a Formação profissional na alfabetização de jovens, adultos e idosos, mediada por Sandra Marinho (Fórum Estadual de EJA) e Marli Souza (Secretaria Estadual de Educação), que proporcionou a reflexão sobre os principais desafios para articulação da EJA com a formação profissional.O Polo prestou homenagem aos educadores presentes, distribuindo uma rosa para todos. Para encerrar os trabalhos da noite, o Núcleo Esplanada apresentou o samba de roda.

2013-1024_Encontro_Educandos_Bahia_3No dia seguinte, as(os) educandas(os) foram reunidas(os) em quatro grupos em torno dos seguintes eixos: Educação no Campo, Alfabetização e formação profissional, Mobilização e Intervenção Social nas Políticas Públicas e Educação como Direito Humano. Cada eixo contou com um mediador e relator responsáveis pela coordenação do debate e a construção de propostas. Após os grupos de debate, educandas(os) de todos os eixos foram reunidos numa área comum para exposição das propostas. O dia foi encerrado com apresentações culturais preparadas pelas educandas e educandos.

2013-10-24_Apresentacao_Cultural_Encontro_Educandos

Apresentações culturais.

O último dia foi de continuidade das apresentações culturais, Feira de Economia Solidária e apresentação do novo livro O grito das Ruas e o Exercício para uma Cidadania Ativa, do professor João Rocha Sobrinho. Momento que foi realizado em conjunto com os monitores. Ao final, na apresentação, a coordenadora de Polo, Claudiane Batista agradeceu a presença de todas e todos, ressaltando a importância do Encontro e a presença das(os) educandas(os).

2013-10-24_Encontro_Estadual_Educandos_Bahia 2013-10-24_Plenaria_Abertura_Encontro_Estadual


0 Comentários

Deixe o seu comentário!