Núcleo Litoral Sul desenvolve ações sociais de promoção à saúde em turmas no município de Ilhéus

Ambulatorio odontologico movel em atendimento no Centro Pop

Ambulatório odontológico móvel em atendimento no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

O Núcleo Litoral Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, realizou ações sociais com o intuito de informar aos educandos os cuidados com a própria saúde e como evitar algumas doenças.

Nos dias 16 e 21 de julho foram realizadas ações sociais de saúde bucal com palestras e atendimento odontológico com a turma do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) no bairro da Conquista. A monitora Erica Oliveira e as parceiras Letícia Santana e Alexandra Oliveira observaram a necessidade de cuidar da saúde bucal dos educandos e decidiram intervir, buscando meios para orientá-los sobre como realizar uma boa escovação e também conscientizá-los sobre os possíveis danos causados à saúde bucal devido à falta de higiene e outras doenças, perigos que se tornam mais graves por muitos se encontrarem em situação de rua. Com este intuito de contribuir para a melhoria da saúde bucal da população em situação de rua, foi realizada uma palestra pelo odontólogo Bolivar Landi, e os educandos receberam atendimento especializado gratuito na unidade odontológica móvel.

Já na turma do distrito de Sambaituba, o objetivo da ação social desenvolvida dia 22 de julho foi alertar os educandos sobre os perigos da hipertensão arterial, com a monitora Luciana Alves convidando o enfermeiro Jailton Santos para um bate-papo com os educandos sobre pressão alta. A educanda Ildacil Bispo, por exemplo, esclareceu suas dúvidas sobre a relação entre nicotina e hipertensão, haja vista que ela toma remédio controlado e é fumante.

Turma do Basilio em palestra de conscientizacao sobre o perigo da dengue

Turma do Basílio em palestra de conscientização sobre o perigo da dengue.

Na Comunidade do Basílio a ação foi realizada dia 22 de julho para educandos e comunidade, visando orientar a população quanto aos cuidados necessários para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e febre zika. Na oportunidade, foi realizada uma palestra com a agente epidemiológica Daiane dos Santos, que também distribuiu folhetos informativos com orientações e dicas sobre a prevenção e combate à dengue.

m

Ações como essas são realizadas na perspectiva de que os educandos coloquem em prática o que aprenderam para melhor cuidar de sua saúde e bem-estar.  Mais informações sobre esta parceria podem ser obtidas através do link:

http://www.ilheus.ba.gov.br/Materia_especifica/27386/Centro-Pop-realiza-palestras-e-atendimento-odontologico-


0 Comentários

Deixe o seu comentário!