Na 1ª Formação Continuada da Bahia, Educação Popular e Paulo Freire são destaques

Participantes da 1ª Formação Geral Continuada em Feira de Santana (BA)

Participantes da 1ª Formação Geral Continuada em Feira de Santana (BA)

No dia 26 de maio de 2014, foi realizada a abertura da 1ª Formação Geral Continuada com Monitores e Coordenadores Locais, na Pousada Central, em Feira de Santana (BA). Os participantes fizeram uma mística com as características das regiões de cada núcleo, evidenciando os educadores que têm como referência a Educação Popular.

A coordenadora do polo, Claudiane Batista, reforçou a importância de encontrar pessoas que possam contribuir com o desenvolvimento e com o debate para construção coletiva em cada comunidade atendida pelo Projeto MOVA-Brasil.

A abertura da formação contou, ainda, com a participação do deputado Luiz Alberto (PT/BA) e da professora Priscila Brasileiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Palestra do deputado Luiz Alberto

Palestra do deputado Luiz Alberto

Luiz Alberto falou sobre a importância e o compromisso da Petrobras, ressaltando que “essa empresa tem o DNA do povo brasileiro”. De acordo com o parlamentar, “o esforço dos componentes do Projeto, a maioria mulheres vindas de todas as regiões da Bahia, demonstra que se trata de um trabalho de integração. Esse Projeto parece simples, mas tem um potencial muito grande de desenvolvimento da sociedade”.

Apresentação de Priscila Brasileiro

Apresentação de Priscila Brasileiro

O tema da palestra da professora Priscila Brasileiro foi Paulo Freire: Educador da Esperança, e ela iniciou o debate parafraseando um trecho do livro Pedagogia da Esperança: “Hoje, mais do que em outras épocas, devemos cultivar uma educação da esperança enquanto empoderamento dos sujeitos históricos desafiados a superar as situações limites que nos desumanizam”.

Claudiane Batista, coordenadora do Polo Bahia

Claudiane Batista, coordenadora do Polo Bahia

Claudiane Batista agradeceu a contribuição do deputado e da professora e assumiu um compromisso de parceira com a Priscila Brasileiro para construção do Fórum de Educação de Jovens e Adultos no território Portal do Sertão. Segundo a coordenadora, a parceria entre a Universidade e o MOVA-Brasil fortalecerá o debate no território.

A coordenação do polo também dialogou acerca da proposta do livro, sobre identidade cultural dos educandos, apresentando o roteiro orientador para a sistematização da história de vida dos mesmos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!